O Four Seasons, de Isay Weinfeld, vence o Wallpaper* Design Award

O arquiteto brasileiro foi o responsável para fazer o projeto do novo restaurante, que reabre as portas em Nova Iorque

Por Alex Alcantara - Atualizado em 17 fev 2020, 16h40 - Publicado em 27 fev 2019, 14h54
Reprodução/CASACOR

Após fechar as portas no Seagram Building, há dois anos, o restaurante Four Seasons reabriu em um novo local e pelas mãos de um arquiteto brasileiro. Isay Weinfeld foi o responsável pelo projeto, que tinha como desafio remeter à antiga instalação, mas com um novo olhar, sem ser óbvio e repetitivo. Situado entre Madison e a Park Avenue, próximo a sua localização original, o novo restaurante ocupa dois andares, com 19.000 m² de área no total.

Reprodução/CASACOR

Dada a importância do projeto, a Wallpaper Magazine, referência internacional no universo do design, decidiu honrar o trabalho de Weinfeld com o prêmio Melhor Reinvenção no Wallpaper* Design Awards.

Reprodução/CASACOR

“Não é algo mimético, mas sim fresco, em que qualquer referência ao antigo Four Seasons se tornaria sutil e nada óbvia. Essa referência manifesta-se na pureza do design, na obsessão com detalhes minuciosos, nos sons do Four Seasons, gravados no Central Park e ouvidos no corredor, que liga o bar ao restaurante e, finalmente, na escolha de mobiliário” explica Weinfeld.

Reprodução/CASACOR

Para preservar o espírito do antecessor Four Seasons, o arquiteto usa de artifícios refinados para carregar essa atmosfera ao novo endereço. Desde o Bar Room, até a sala de jantar principal, colunas espelhadas com bronze de quartzo e cortinas de tecido de aço revestem e enriquecem o décor.

Reprodução/CASACOR

As áreas de transição são minimamente mobiliadas, e os revestimentos nobres  ganham maior destaque, como o mármore e o calcário. Os móveis, que incluem cadeiras altas de Edward Wormley no bar, peças de Jorge Zalszupin no jantar e novas mobílias assinadas pelo próprio Weinfeld especialmente para o novo restaurante, remetem a uma época próxima, mas ainda enraizadas no presente.

Continua após a publicidade
Publicidade