O design em prol das pessoas é a premissa da Nuage Promenade

A intervenção traz arte, design e humanidade para o espaço urbano do Paseo Ponti e oferece abrigo, sombra e charme para os passantes

Por Ana Carolina Harada 20 dez 2017, 15h08
Divulgação/CASACOR

Geralmente, o ambiente urbano é associado à dureza e hostilidade. Filas, congestionamentos, aglomerados de casas e poluição; não é à toa que a expressão “selva urbana” é tão usada. Porém, para muitos arquitetos, urbanistas e designers o cenário poderia ser muito diferente. Intervenções como o High Line Park em Nova Iorque, provam que as cidades podem ser amigáveis e humanas.

Divulgação/CASACOR

Em Miami, a renomada dupla de designers franceses Ronan & Erwan Bouroullec criaram a Nuage Promenade, uma passarela no Paseo Ponti do Miami Design District que ficou de herança para a cidade.

Divulgação/CASACOR

A Nuage Promenade é uma estrutura de aço inoxidável permeada com colmos em formato orgânico de vidro colorido. A galeria se estende por 100 m e foi pensada para oferecer abrigo, sombra e charme para os pedestres.

Divulgação/CASACOR

Quando o Sol de Miami brilha sobre o vidro colorido, sombras ficam projetadas no chão, assim como nos vitrais das catedrais. Todo o design da Nuage Promenade visa integrar a passarela ao entorno. Em diálogo com a arquitetura ao redor, ela é um grande exemplo de como as cidades podem ser permeadas de arte sem deixar a urbanidade para trás.

Divulgação/CASACOR

Continua após a publicidade
Publicidade