Nova York inspira tendências do design e da arte no NYCxDesign 2019

A feira acontecerá durante duas semanas e contará com exibições e eventos para todos os gostos

Por Giovanna Jarandilha 29 abr 2019, 12h16
NYCxDesign/CASACOR

Todos os anos, a cidade de Nova York recebe o evento NYCxDesign a fim de expor as mais novas tendências do design mundial. E o melhor: a entrada é franca na maioria das exposições.

Neste ano, a feira vai ocorrer do dia 10 à 22 de maio, reunindo uma série de exibições, instalações e painéis. Nos cinco distritos da cidade – Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island – visitantes poderão até adquirir produtos recém-lançados.

Confira o que esperar do evento que já está logo aí:

Duas importantes festas irão marcar a abertura da feira: a Renew Me e a Deeper than Text.

No Brooklyn, a Renew Me (em tradução, ‘renove-me’) se propõe a promover reflexões sobre energia e aumentar a conscientização de ambientalismo. “Se continuarmos consumindo nos mesmos níveis, o que nos esperará no futuro?”, questionam no site oficial.

O segundo coquetel, ‘Mais Profundo que a Mensagem’ em tradução livre, irá celebrar o design feminino contemporâneo. Em Manhattan, a exibição  irá trazer mobiliário, iluminação, tecidos e fotografia curadas pelo Conselho Feminino de Design.

An Accelerated Culture (‘Uma Cultura Acelerada’) vai reunir produtos dos designers contemporâneos mais progressistas da chamada Geração X.

Continua após a publicidade

Em busca de terreno comum entre ideologias e crenças dos artistas, a exibição vai evidenciar como as mudanças culturais, econômicas e sociais da virada do milênio influenciaram o design atual. Como o design pode explorar a interação com o aroma? O evento Explorações do Aroma em Manhattan pretende discutir, em um workshop inclusivo, quais significados podem ser formados e compartilhados através do cheiro. Para isso, uma série de atividades sensoriais foram desenvolvidas por empresas como Microsoft e Tealeaves na intenção de compreender como essas experiências olfativas podem criar mais acesso e integração ao design.

Manhattan vai abrir espaço para um teatro de bambu para o programa Jardim dos Segredos. “Ao longo da história, as pessoas buscaram se conectar com a natureza. Os designers observaram a natureza, investigaram seus materiais, e imitaram suas formas e qualidades”, declararam. Os participantes irão aprender sobre biomimética e biofilia, e também sobre como o design inspirado na natureza contribui para a humanidade.

Design Pier/CASACOR

O DESIGN PIER propõe a conexão entre Ásia e América numa exploração de 30 móveis curados da China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Indonésia e Singapura. A riqueza do design asiático é celebrada na diversidade da cultura atual no evento Unearth Asia no Brooklyn.

AIA New York/CASACOR

Memorial 11/09 e World Trade Center: Arquitetura, Planejamento Urbano e História oferece aos participantes um tour no Memorial e no World Trade Center. Além disso, os participantes irão imergir no design e no desenvolvimento dos dois prédios, considerando suas influências e problemas.

The Cooper Union/CASACOR

A escultora Augusta Savage é celebrada no evento Augusta Savage e ícones da renascença do Harlem pela Dr. Theresa Leininger-Miller, autora de Novos Artistas Negros em Paris. Os dois trabalhos mais conhecidos de Savage, Gamin e Lift Every Voice and Sing serão discutidos por historiadores de arte, curadores e artistas.

 

Continua após a publicidade
Publicidade