Nova York inspira tendências do design e da arte no NYCxDesign 2019

A feira acontecerá durante duas semanas e contará com exibições e eventos para todos os gostos

Por Giovanna Jarandilha 29 abr 2019, 12h16
NYCxDesign/CASACOR

Todos os anos, a cidade de Nova York recebe o evento NYCxDesign a fim de expor as mais novas tendências do design mundial. E o melhor: a entrada é franca na maioria das exposições.

Neste ano, a feira vai ocorrer do dia 10 à 22 de maio, reunindo uma série de exibições, instalações e painéis. Nos cinco distritos da cidade – Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island – visitantes poderão até adquirir produtos recém-lançados.

Confira o que esperar do evento que já está logo aí:

Duas importantes festas irão marcar a abertura da feira: a Renew Me e a Deeper than Text.

No Brooklyn, a Renew Me (em tradução, ‘renove-me’) se propõe a promover reflexões sobre energia e aumentar a conscientização de ambientalismo. “Se continuarmos consumindo nos mesmos níveis, o que nos esperará no futuro?”, questionam no site oficial.

O segundo coquetel, ‘Mais Profundo que a Mensagem’ em tradução livre, irá celebrar o design feminino contemporâneo. Em Manhattan, a exibição  irá trazer mobiliário, iluminação, tecidos e fotografia curadas pelo Conselho Feminino de Design.

An Accelerated Culture (‘Uma Cultura Acelerada’) vai reunir produtos dos designers contemporâneos mais progressistas da chamada Geração X.

Em busca de terreno comum entre ideologias e crenças dos artistas, a exibição vai evidenciar como as mudanças culturais, econômicas e sociais da virada do milênio influenciaram o design atual. Como o design pode explorar a interação com o aroma? O evento Explorações do Aroma em Manhattan pretende discutir, em um workshop inclusivo, quais significados podem ser formados e compartilhados através do cheiro. Para isso, uma série de atividades sensoriais foram desenvolvidas por empresas como Microsoft e Tealeaves na intenção de compreender como essas experiências olfativas podem criar mais acesso e integração ao design.

Continua após a publicidade

Manhattan vai abrir espaço para um teatro de bambu para o programa Jardim dos Segredos. “Ao longo da história, as pessoas buscaram se conectar com a natureza. Os designers observaram a natureza, investigaram seus materiais, e imitaram suas formas e qualidades”, declararam. Os participantes irão aprender sobre biomimética e biofilia, e também sobre como o design inspirado na natureza contribui para a humanidade.

Design Pier/CASACOR

O DESIGN PIER propõe a conexão entre Ásia e América numa exploração de 30 móveis curados da China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Indonésia e Singapura. A riqueza do design asiático é celebrada na diversidade da cultura atual no evento Unearth Asia no Brooklyn.

AIA New York/CASACOR

Memorial 11/09 e World Trade Center: Arquitetura, Planejamento Urbano e História oferece aos participantes um tour no Memorial e no World Trade Center. Além disso, os participantes irão imergir no design e no desenvolvimento dos dois prédios, considerando suas influências e problemas.

The Cooper Union/CASACOR

A escultora Augusta Savage é celebrada no evento Augusta Savage e ícones da renascença do Harlem pela Dr. Theresa Leininger-Miller, autora de Novos Artistas Negros em Paris. Os dois trabalhos mais conhecidos de Savage, Gamin e Lift Every Voice and Sing serão discutidos por historiadores de arte, curadores e artistas.

 

Continua após a publicidade

Publicidade