CASACOR
Design, Profissionais

Nova safra do design brasileiro: nomes promissores para ficar de olho

Abordagens inovadoras sobre matérias-primas conhecidas marcam o trabalho desses profissionais que, além de beleza, trazem questionamentos em suas produções

Por Nádia Simonelli

Atualizado em 22 jul 2024, 15:04 - Publicado em 23 jul 2024, 08:00

10 min de leitura
Descubra a nova safra do design brasileiro

Descubra a nova safra do design brasileiro(divulgação/)

Experimentações inusitadas, olhar voltado para a sustentabilidade e reaproveitamento de matérias-primas e inspirações afetivas marcam o trabalho da nova geração de designers brasileiros. Mas, apesar de mirarem no futuro, esses profissionais não deixam de celebrar o legado de grandes nomes que trilharam o caminho até aqui. Confira abaixo uma seleção de jovens designers com um trabalho que vale a pena conhecer e acompanhar!

Lucas Recchia


Ana Weege - Estúdio Âmago. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. Lucas Recchia é formado em arquitetura, mas começou sua carreira como designer em 2018 quando criou uma coleção de vidro fundido. Catarinense de Florianópolis, ele usa vidro, bronze e pedra para dar vida às suas criações, que fazem sucesso em galerias do Brasil e também no exterior — em 2021, ele estreou na galeria de Rossana Orlandi, em Milão, uma das mais importantes do mundo, que o representa na Europa e na Ásia. Lucas tem irreverência em sua técnica e senso estético e trabalha com artesãos especializados. Na CASACOR São Paulo 2024, o pendente da série Distorção Material, desenhado pelo designer, ganhou destaque no Estúdio Âmago, assinado por Ana Weege.

Sofia Venetucci


Coleção Banho, por Sofia Venetucci
(Janaina Cavalli / CASACOR)
De São Paulo, a designer Sofia Venetucci tem como fonte de inspiração o cotidiano das pessoas. Além disso, é pesquisadora incansável sobre materiais e suas aplicações, o que estimula a criatividade da jovem profissional. Formada pela Faculdade de Belas Artes em 2017, Sofia trabalhou durante cinco anos no Instituto e Estúdio Campana e tem participado de exposições coletivas de design desde 2016, incluindo eventos como a MADE, Sp-Arte, Salone del Mobile e o Fuorisalone de Milão. O mais recente lançamento da designer é a coleção Banho, composta por cadeira e banco revestidos de toalha e feitos para ocupar banheiros, vestiários, spas e salas de banho.

Vinicius Siega


Melina Romano - Caminhos Portinari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
(MCA Estúdio / CASACOR)
Da região sul do Brasil, Vinicius Siega mantém uma relação com a indústria do mobiliário desde 2007 e tem uma formação que transita entre diferentes áreas do design. Nessa trajetória, colaborou com grandes marcas de móveis do mercado brasileiro, o que lhe garantiu experiência em design estratégico, branding, direção criativa e mercados de consumo. Já em 2015, inaugurou o próprio estúdio de criação autoral e, desde então, já lançou mais de cem peças no mercado abordando diversos materiais e tipologias. Conhecido pelo traço minimalista, Vinicius ganhou destaque na CASACOR São Paulo 2024 com a cadeira Sal no ambiente assinado por Melina Romano.

Estúdio Carmine


Luminária Mirage, do Estúdio Carmine
(Fernanda Maleski / CASACOR)
Tiago Datti e Fernanda Maleski uniram suas experiências para dar continuidade a um legado familiar de cinco gerações de marceneiros e luthiers no Estúdio Carmine. No ateliê da dupla, toda a produção é feita à mão e mistura técnicas de marcenaria tradicionais e contemporâneas. Lançamento recente, a coleção Mirage traz luminárias inspiradas nas paisagens brasileiras, com sinuosas dunas e texturas. A escolha estratégica de proporcionar luz indireta ressalta esse espetáculo de luz e sombra, revelando os detalhes esculpidos na madeira.

Assimply


Coleção Nu, do Assimply Studio
(Pedro Barcellos / CASACOR)
Criado pelo casal brasileiro-dinamarquês Victor e Søren, o Assimply é um estúdio de design experimental, que tem como DNA a mistura do minimalismo escandinavo e da bossa brasileira. Fundado em 2021, o estúdio tem os olhos voltados para o futuro com foco na produção de objetos, mobiliário e arquiteturas feitos por meio da reutilização de materiais. Técnicas tradicionais como o terrazzo italiano são combinadas com técnicas contemporâneas, a exemplo da recém-lançada coleção Nu. Móveis e objetos exibem linhas simples, que têm como propósito destacar o contraste e a interação entre os elementos reaproveitados, como cerâmica, mármore bege bahia, vidro e alumínio — todos provenientes de origem reciclada ou de descarte.

Breve


Coleção Origem de Barro, da Breve Cerâmica
(Augusto Ribeiro / CASACOR)
O Breve é um ateliê de cerâmica criado pelo designer industrial Augusto Ribeiro, que misturou o fazer artesanal e processos de tecnologia digital em experimentações que tomam as mais variadas formas, funções e escalas. Utilitários, objetos de decoração e obras de arte produzidos em argila exploram o universo infinito da cerâmica. Na nova coleção Origens de Barro, a ideia foi mergulhar na família materna do designer, que tem uma fábrica de tijolos em Barra do Piraí, no sul do estado do Rio de Janeiro. O tijolo foi revisitado com um novo olhar e todas as peças da coleção surgem a partir da experimentação com peças que acabaram de sair da linha de produção, ainda frescas e moldáveis.

Estúdio Mais Alma


Coleção Grandes Artistas II, do Estúdio Mais Alma
(divulgação / CASACOR)
O Mais Alma é um estúdio de design do Rio de Janeiro fundado pela arquiteta Gabriela Campos. Com um trabalho que tem uma abordagem artística, autoral e contemporânea, a profissional é apaixonada pela geometrização e fluidez das formas. Além disso, tem uma abordagem que ultrapassa os limites do design e vai de encontro com a arte. Exemplo disso é a nova coleção Estrangeiras em Paris, onde Gabriela faz interpretações de artistas mulheres que compartilharam sua formação acadêmica na capital francesa, no início do século XX.

Estúdio Pedro Luna


Poltrona Terra, do Estúdio Pedro Luna
(Pedro Ocanhas / CASACOR)
Arquiteto, designer e marceneiro, Pedro Luna tem um showroom na Galeria Metrópole, onde faz parte de um emergente movimento criativo no centro de São Paulo. Recém-criado, em 2022, o Estúdio Pedro Luna já foi contemplado nas premiações do Museu da Casa Brasileira, Prêmio Salão Design e IF Design Award. Móveis e objetos criados pelo designer já foram expostos em mostras como a MADE - Mercado, Arte e Design, em São Paulo, Fuorisalone, em Milão, e Art Basel, em Miami. A principal vertente criativa de Pedro é a investigação de objetos cotidianos, cuja materialidade vem de uma finalidade prática, ressignificando-os a um novo uso. A poltrona Terra, por exemplo, dialoga com o traçado de móveis modernos brasileiros, como nas estruturas laterais paralelas presentes nas poltronas de Zanine Caldas. Destaque na peça, o estofado de tricô é confeccionado manualmente e traz uma textura aconchegante, que se contrapõe ao aspecto rígido do aço que estrutura o móvel.

Patrick Afornali


Mesa Seixo, de Patrick Afornali
(Anderson Angélico / CASACOR)
Formado em Biologia e estudante de design pela PUC-PR, Patrick Afornali é filho de marceneiro. Atua como designer de mobiliário e desenvolvedor de produtos em Curitiba desde 2015. Em 2019, decidiu abrir sua própria marca e criar produtos que têm a natureza como fonte de inspiração, usando também sua primeira formação em biologia por meio da biomimética, buscando traduzir as estratégias e soluções da natureza em design. Já participou de mostras e eventos nacionais e internacionais de design como Paralela Design, Paris Design Week, Salone del Mobile e Fuori Salone em Milão. Lançada recentemente, a coleção Geoforma traduz o encontro entre o material e o ofício. Nela, elementos maciços se levantam para dar origem a peças grandiosas e delicadas, como a mesa Seixo.