MDW 2019: Nendo usa gravidade para criar peças de mobiliário

A WonderGlass o estúdio Nendo colaboraram para criar a coleção Melt, uma linha de móveis formados pelo efeito da gravidade no vidro fundido

Por Fernanda Drumond Atualizado em 17 fev 2020, 16h39 - Publicado em 28 mar 2019, 10h04
Divulgação/CASACOR

A marca WonderGlass e o estúdio Nendo colaboraram para criar a coleção Melt, uma linha de móveis e tampos de mesa formados pelo efeito da gravidade no vidro fundido. Resultado de um processo de produção único e complexo, a linha será apresentada em uma instalação durante a Semana de Design de Milão. Uma prévia da linha já foi mostrada na imm Cologne 2019.

Divulgação/CASACOR

O designer Oki Sato inspirou-se nos artesãos das oficinas da WonderGlass trabalhando com o vidro fundido e derretido. Sua intenção foi permitir que o material direcionasse o processo de design. Isso resultou em um método de colocação de folhas de vidro quente sobre tubos de aço e suspenso entre barras de aço para permitir que a cortina natural do material revelasse sua forma.

Divulgação/CASACOR

Este conceito criou um desafio para os artesãos que tiveram que determinar um método preciso de tempo e temperatura para criar o resultado desejado. A ideia principal era deixar o vidro fluir por si mesmo usando a gravidade e usando o próprio peso do material.

Divulgação/CASACOR

As cadeiras da linha têm uma base arqueada invertida, que é coberta com uma placa de vidro plana e apoiada com um retângulo de vidro maior. Além das cadeiras, a coleção é complementada por outras peças de mobiliário, como uma espreguiçadeira, uma mesa de jantar, uma mesa lateral.

Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade
Publicidade