Festival DESIGNART promete reinventar a cena do design em Tóquio

Evento que acontece desde 2017, o DESIGNART é um festival global que irá reunir experiências que transitam entre design, arte, moda e gastronomia

Por Redação 19 out 2020, 13h41
“Banco das Ilhas Japonesas”, de Yasuhiro Suzuki, 2014. Divulgação/CASACOR

Quando as folhas começam a trocar de cor e o aroma do outono paira no ar, a cidade de Tóquio se transforma por completo e dá vida a uma espécie de museu ao ar livre, tornando-se palco de um dos eventos de design mais badalados do Japão: o DESIGNART. Durante 12 dias – de 23 de outubro à 3 de novembro –, o evento irá reunir objetos e experiências diversas que transitam entre os universos de design, arte, moda e gastronomia de todo o mundo.

“O Novo Estilo de Trabalho” por Varier/Shinwa Shop. Divulgação/CASACOR

A edição 2020 do festival – a quarta desde sua estreia – prevê reunir mais de 100 expositores que estarão dispersos em mais de 60 localidades ao redor de Tóquio. O festival acontece motivado pelo tema “Poder aos Criativos!“, que visa fazer dele uma verdadeira jornada criativa que irá reestruturar o movimento de arte e design em Tóquio. Sobre o evento, a equipe DESIGNART declarou: “Em um momento em que um novo estilo de vida é requerido, o design e a arte muito provavelmente irão aumentar sua importância ao enriquecer nossa vida cotidiana”.

“Limites de Punção”, por Stellar Works. Nova coleção em parceria com a Nendo. Divulgação/CASACOR

Idealizado pelo diretor criativo Akio Aoki, o artista Shun Kawakami e os arquitetos Astrid Klein e Mark Dytham, o evento DESIGNART Tóquio será composto de lojas, galerias, cafés, restaurantes que receberão os trabalhos de artistas japoneses e de todo o mundo. A lista de expositores inclui o arquiteto e designer finlandês Alvar Aalto, os designers de móveis e cerâmica Ronan & Erwan Bouroullec e o designer de produto Satoshi Itasaka. Entre as marcas, estão a Flexform, Stellar Works e Paola Lenti.

A “Stump Chair”, novo projeto encabeçado pelo designer Satoshi Itasaka. Divulgação/CASACOR

O evento também contará com uma experiência online, através da qual será possível conferir cada um dos trabalhos expostos em um percurso 3D. Além disso, uma série de conversas e palestras online irão trazer líderes nos ramos de arte, design, arquitetura e tecnologia para discutir temas atuais, como sustentabilidade e futuro do trabalho, de forma a refletir sobre como criar um futuro melhor usando nossa criatividade.

Continua após a publicidade
Publicidade