Continua após publicidade

Com curadoria de Adelia Borges, “Designers do Brasil” estreia 2ª temporada

A produtora Pacto Filmes e a curadora Adelia Borges anunciam a estreia da segunda temporada da série de documentários veiculados pelo canal Curta!

Por Redação
14 set 2023, 14h00

A segunda temporada da série de documentários “Designers do Brasil”, no Canal Curta! está de volta. Hoje, estreia o primeiro dos 10 episódios com 26 minutos de duração, abordando as trajetórias de alguns dos principais nomes do design brasileiro, em distintas especialidades, como forma de traçar um panorama da diversidade e multidisciplinaridade desse campo de atuação.

J. Cunha 2
(Divulgação/CASACOR)

Os documentários têm produção executiva de Malu Campos, curadoria de Adélia Borges, direção de DJ Dolores e Pedro Gorski. Os episódios irão ao ar sempre às terças-feiras às 20h30.

Além de mostrar grandes criadores brasileiros, a proposta é também debater sobre a contribuição do hemisfério sul à cultura global. Temas atuais como identidade, produção industrial, artesanal e digital, design para espaços públicos e a sustentabilidade estão em foco.

Adelia Borges - curadora e pesquisadora
Adelia Borges – curadora e pesquisadora (Divulgação/CASACOR)

Confira a programação:

12 de setembro – J. Cunha

J. Cunha transita com competência e originalidade entre as artes visuais e o design, expressando em sua trajetória de 60 anos suas origens africanas, indígenas e sertanejas. J. Cunha. Ele foi tema de exposição individual recente no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, cidade onde nasceu e vive.

@j_cunha_oficial

Continua após a publicidade

19 de setembro – Marcelo Rosenbaum

O paulista Marcelo Rosenbaum vê o design como uma ferramenta de transformação social. Criou e lidera o grupo A Gente Transforma – AGT, com o qual percorre o país em projetos em coautorias com comunidades, indígenas, quilombolas e periféricas.
@mrosenbaum

26 de setembro – Gringo Cardia

De cenografias para espetáculos à concepção de exposições, Gringo Cardia é um designer multimídia. Radicado no Rio de Janeiro, ele utiliza os recursos digitais interativos e ao mesmo tempo tem uma ligação estreita com as culturas populares.
@gringocardia

3 de outubro – Marina Sheetikoff e Renata Meirelles

Continua após a publicidade

Marina Sheetikoff e Renata Meirelles, ambas nascidas em São Paulo, são representantes do recente movimento de renovação da joalheria contemporânea. O limite entre design e arte é uma linha fina, que ambas cruzam a todo momento.
@marinasheetikoff_joia
@renatameirelles

10 de outubro – Bete Paes e Joana Lira

Bete Paes e Joana Lira, mãe e filha, têm um desenho vigoroso que traduz visualmente as culturas pernambucanas e brasileiras e é aplicado numa infinidade de suportes, como tecidos, louças, azulejos, objetos e figurinos, chegando à escala urbana.
@betepaes
@joanalira

17 de outubro – Lino Villaventura

Lino Villaventura mostra em seu trabalho de cinco décadas que é possível expressar uma real identidade na moda sem apelar para exotismos ou estereótipos. Sua linguagem mescla as influências de Belém, onde nasceu, à tradição manual de Fortaleza, onde vive.
@linovillaventura

Continua após a publicidade

24 de outubro – Domingos Tótora

Em Maria da Fé, cidadezinha na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, Domingos Tótora transforma caixas de papelão descartadas e a terra do território em móveis e objetos com formas essenciais, que revelam uma funda conexão com a natureza.
@domingostotora

31 de outubro – Heloisa Galvão

Capixaba residente em São Paulo, Heloisa Galvão trafega entre arte e design, fazendo um trabalho delicado e sutil em cerâmica. Interessada em explorar os limites da matéria, desenvolveu linguagens muito próprias, que trazem o belo para o cotidiano.
@estudioheloisagalvao

7 de novembro – Questtonó

Continua após a publicidade

De suas sedes em São Paulo e em Nova York, a Questtonó projeta produtos, serviços, sistemas e experiências fortemente marcados pela inovação. O fio condutor é o uso do design como estratégia para construir um futuro melhor para o planeta.
@questtono

13 de novembro – Fernando Prado e Ana Neute

Fernando Prado e Ana Neute exploram as funcionalidades e possibilidades poéticas do design de equipamentos de iluminação. Cada um à sua maneira, com produção em escala industrial ou artesanal, concebem objetos sintonizados no morar contemporâneo.
@fernandopradodesign
@ananeute

Sobre a série
Embora o design brasileiro venha obtendo um crescente reconhecimento internacional, com a conquista de vários prêmios, o conhecimento sobre ele ainda é incipiente entre o público em geral. A série “Designers do Brasil” desvenda o universo criativo de nomes da linha de frente do design nacional e traz pontos importantes para o debate a respeito da contribuição que os países do hemisfério Sul podem oferecer à cultura global. Mais do que profissionais mostrando seus portfólios, os documentários
discutem questões como identidade cultural; convivência dos modos de produção industrial, artesanal e digital; design para espaços públicos; e sustentabilidade para além dos estereótipos ligados à palavra. Os programas têm um componente didático, compartilhando com o público a extensão do papel do design na contemporaneidade.

A primeira temporada, exibida várias vezes pelo Curta! e pelo Arte 1 desde 2017, teve a participação de Antonio Bernardo, Fred Gelli, Guto Índio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo, Renato Imbroisi, Rico Lins e Ronaldo Fraga. O design gráfico da série é assinado por Celso Longo e Daniel Trench (CLDT).

Continua após a publicidade

J. Cunha 1

Perfis no Instagram
@canalcurta
@pacto_filmes
@borges_adelia
@pedrogorski
@djdolores

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade