CASACOR
Notícias, Design, Ambientes

A presença ilustre das peças de Oscar Niemeyer na CASACOR 2017

Do concreto à madeira, Oscar Niemeyer levou suas sinuosas linhas e curvas da arquitetura para o design, criando ícones do décor brasileiro

Por Alex Alcantara

Atualizado em 31 mar 2021, 15:16 - Publicado em 17 jan 2018, 15:19

03 min de leitura
CASACOR Miami 2017. The Conversation - Suchi Reddy.  Destaque para a luminária feita de mangueiras de jardim e os banquinhos de resina que imitam pedras de Piergiorgio Robino.

CASACOR Miami 2017. The Conversation - Suchi Reddy. Destaque para a luminária feita de mangueiras de jardim e os banquinhos de resina que imitam pedras de Piergiorgio Robino.(Kris Tamburello/)

01-niemeyer-miami-2017

01/03 - CASACOR Miami 2017. The Conversation - Suchi Reddy. Madeiras exóticas, metais, tecidos, resinas e até mangueiras de jardim compõem o projeto do escritório Reddy Made Design. Cores fortes e pontuais invocam os trópicos e destacam o mobiliário de Oscar Niemeyer, a chaise Rio. (Kris Tamburello)

02-niemeyer-rio-2017

02/03 - CASACOR Rio de Janeiro 2017. Lobby - Gisele Taranto. Neste espaço, os elementos brasileiros são foco: as pedras exóticas brasileiras no piso e nas paredes se somam ao mobiliário de design de grandes nomes. Destaque para as marquesas de Oscar Niemeyer. (Reprodução Archilovers)

03-niemeyer-sp-2017

03/03 - CASACOR São Paulo 2017. Casa Brasil - Leo Romano. Com leveza e fluidez, o trabalho de Leo Romano faz lembrar o minimalismo oriental, temperado com cores bem brasileiras, que fazem da Casa Brasil uma passarela do melhor do mobiliário nacional, como a chaise Rio de Oscar Niemeyer. (Salvador Cordaro)

Nome importantíssimo e marcante da arquitetura brasileira, para não dizer que é o mais significativo, Oscar Niemeyer obras, reconhecido pelos seus projetos arquitetônicos e pela capital brasileira, também esteve presente no universo do design, colaborando para a construção de peças e objetos consagrados. Em 1970, o profissional começou a produzir mobiliário, apostando nas linhas e desenhos característicos de sua arquitetura no concreto, só que usando a madeira como material.
A chaise Rio, que lembra um balanço, equilibra-se em um só ponto, já o banco Marquesa possui calculada sinuosidade. Em comum: as estruturas são feitas com lâminas de madeira (imbuia ou pau-ferro) de diferentes espessuras, prensadas e articuladas; os estofados são de couro ou palha trançada. A sua produção é artesanal, e, por isso, algumas peças demoraram até 40 dias para ficarem prontas. Os móveis de Niemeyer foram expostos em diversos museus brasileiros, salões e feiras internacionais. Por serem de suma importância para o design brasileiro e tão marcante nos projetos nacionais e internacionais, algumas de suas peças foram empregadas também em ambientes da CASACOR 2017. Seja para realçar o conceito do espaço ou mesmo para trazer a história do design brasileiro e fazer homenagem ao renomado profissional, o elenco da mostra pontuou seus espaços com os ícones de Niemeyer. Confira-os acima!