Artboard Created with Sketch.

3XDESIGN convida o visitante a mergulhar e conhecer a cultura do Cariri

A região do Ceará é exibida na mostra 3XDESIGN apresentando aspectos da cultura, da arte e religião em uma explosão de cores e formas

Cariri (ou kariri), em latim, significa “outra nação” ou “nação inimiga”. A região do Ceará ganhou esse nome pela sua história de luta e tragédia, que teve uma mistura de povos vindos do litoral da Bahia, do Piauí e de outros lugares, criando uma raça mestiça.

Para contar essa trajetória e mostrar toda a arte e cultura, a mostra 3XDESIGN traz o Pavilhão Cariri e apresenta os artesãos, os mestres da cultura, os mitos, os arquétipos da região cearense em uma explosão de cores e formas. A curadoria da exposição é assinada pela arquiteta Ana Virgina Furlani.

O local retrata o verdadeiro oásis do sertão, com uma rica cultura, ligada à religiosidade do seu povo. Esses elementos religiosos se mesclam com objetos vernaculares e arte popular, criando uma manifestação cultural que perdura com o tempo. Grande líder religioso e político do Cariri, o Padre Cícero, ainda hoje, mais de 80 anos após sua morte, arrasta multidões em romarias, procissões e penitências, potencializando as manifestações artísticas e culturais da região é um dos ícones do espaço.

O CASA COR 3XDESIGN reúne o melhor do mobiliário, da iluminação, da gastronomia, da moda, das joias, do setor automotivo, da arte e do artesanato dentro do circuito CASA COR Arte Design – um HUB do DW! – que ocorrerá no Jockey Club entre os dias 9 e 14 de agosto. Confira a programação completa do Pavilhão Cariri clicando aqui!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.