O evento de Bruxelas é a única feira anual do mundo dedicada inteiramente ao design contemporâneo colecionável
Atualizado em 19 mar 2020, 17:35 - Publicado em 19 mar 2020, 17:35
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01/10 - <strong>Services Généraux - </strong>Fundado por um diretor de arte e um arquiteto, o estúdio parisiense multidisciplinar Services Généraux realiza uma ampla variedade de projetos, desde instalações para marcas de moda a renderizações arquitetônicas e design de produtos. Para a Collectible, o estúdio criou dois novos designs como parte do projeto Theoreme Editions, que mostra o trabalho de criativos franceses emergentes. Os vasos artesanais Contenu apresentam elementos básicos fundidos em um bloco sólido de resina. (Divulgação)
02/10 - <strong>Müsing-Sellés - </strong>Uma colaboração entre o arquiteto espanhol Álvaro Gómez-Sellés e a arquiteta canadense Marisa Müsing, este estúdio de Nova York explora a relação entre forma e função, criando peças de mobiliário ambíguas que parecem renderizações digitais.No Collectible, o estúdio mostrou um assento de dupla face que usa pedra arredondada para criar a ilusão de uma forma macia, com um encosto de vidro. (Divulgação)
03/10 - <strong>Carlo Lorenzetti -</strong> Sediado na Holanda e originalmente de Chicago, EUA, Carlo Lorenzetti dá nova vida à cerâmica, criando móveis de textura que incentivam interações incomuns do usuário. Suas mesas de cabeceira mostradas na Collectible pela Everyday Gallery foram projetadas para um casal, cada uma respondendo a desejos específicos, como um espaço para guardar um telefone, uma arandela para uma vela e uma superfície para um copo de água. (Divulgação)
04/10 - <strong>Elissa Lacoste - </strong>Ex-aluna da Design Academy Eindhoven e da École Supérieure d'Art ed Design de Saint-Étienne, Elissa Lacoste combina formas naturais e artificiais e uma ampla gama de materiais para criar uma "estética grotesca". Na Collectible, ela mostrou um conjunto de mesa e cadeira feitos de aço, madeira, poliuretano, gesso, resina acrílica, cobre, silicone e talco, como parte da exibição da Antwerp's Everyday Gallery. (Divulgação)
05/10 - <strong>Studio Biskt - </strong>Fundado pela ceramista Charlotte Gigan e pelo designer Martin Duchêne, o Studio Biskt, com sede em Bruxelas, é especialista em pesquisa em cerâmica, ampliando os limites da funcionalidade do material e explorando o potencial de combinar processos industriais e habilidades manuais. Para a Collectible, a dupla mostrou o Balik, um assento que combina uma base de metal e um assento de argila extrudida que pode ser vitrificada em cores diferentes. (Divulgação)
06/10 - <strong>Arthur Hoffner - </strong>Arthur Hoffner, de Paris, reúne escultura, design e artesanato para explorar como os objetos antigos podem ser recriados e repensados usando técnicas contemporâneas. Para a Collectible, ele apresentou uma série de fontes, que à primeira vista parecem uma pilha de objetos encontrados, mas são realmente feitas de porcelana, mármore e latão de Sèvres. (Divulgação)
07/10 - <strong>Rodrigo Pinto - </strong>Depois de trabalhar com o designer espanhol Nacho Carbonell em Eindhoven, na Holanda, Rodrigo Pinto voltou ao seu país natal, o Chile, para fundar seu estúdio homônimo em Santiago em 2017. O trabalho de Pinto combina materiais naturais e artificiais para explorar a relação entre usabilidade, simbolismo e forma. As Tierras Hipnóticas mostradas pela Side Gallery de Barcelona na Collectible reforçam os sonhos do designer sobre um mundo pós-apocalíptico, reunindo concreto bruto e metal texturado para sugerir objetos que sobreviveram à destruição da vida como a conhecemos. (Divulgação)
08/10 - <strong>Dahlia Subasi - </strong>Dahlia Subasi descobriu um amor pelo micélio de cogumelos enquanto estudava arquitetura no Central Saint Martins, em Londres. Desde que se formou em 2018, ela vem explorando maneiras de usar o material para desenvolver seus próprios projetos, incorporando cânhamo e palha para adicionar integridade às formas. Meio italiana, meio turca, Subasi divide sua prática entre Bruxelas, Londres e Istambul. (Divulgação)
09/10 - <strong>Pauline Esparon - </strong>A designer francesa Pauline Esparon é originária da Normandia, que produz grandes quantidades de linho para a confecção de roupas francesas. Depois de perceber que grande parte da matéria-prima estava sendo enviada ao exterior para ser transformada em um produto padrão do setor, produzindo quantidades significativas de resíduos, a Esparon investigou maneiras alternativas de processar o linho. O resultado é uma série de têxteis inesperados com propriedades semelhantes ao feltro e seda e colaborações que a viram aplicar o material a uma variedade de formas, incluindo assentos. (Divulgação)
10/10 - <strong>Hitencho - </strong>Sang-hyeon Cho fundou a Hitencho em Seul, Coréia, em 2017, depois de se formar na Design Academy Eindhoven. Na Collectible, como parte da exposição da Fracas Gallery, a cadeira Pop da Hitencho é um exemplo perfeito da abordagem de Cho com os materiais, explorando métodos de produção antigos para criar novas técnicas e estruturas e formas inesperadas.Inspirada no isolamento de espuma usado na construção, a espuma de poliuretano rosa é usada para preencher as lacunas entre os pedaços de placas de gesso pigmentadas, unindo-os e criando uma forma imprevisível. O padrão na superfície da placa de gesso é criado usando o cymatics - uma técnica científica que traduz vibrações sonoras em uma forma líquida. (Divulgação)