Artboard Created with Sketch.

Vasos e azulejaria portuguesa marcam o 35º ABUP Show

Visitamos a 35ª edição do ABUP SHOW e nos deparamos com muitos vasos decorativos e estampas inspiradas na azulejaria portuguesa!

A 35ª edição do ABUP SHOW – uma das principais feiras que apresenta um mix de produtos de decoração, utilidades para o lar, mesa posta, presentes, têxtil e mobiliário, além de ser um grande salão de negócios direcionado a lojistas e profissionais do segmento – ocorre entre os dias 2 e 6 de agosto, no Centro de Eventos PRO MAGNO, em São Paulo.

A estampa inspirada no azulejo português permeou todo o stand da Sandra Fuganti, provando ser tendência na feira.

A estampa inspirada no azulejo português permeou todo o stand da Sandra Fuganti, provando ser tendência na feira. (CASACOR/CASACOR)

Ao visitar a feira, notamos algumas tendências e duas delas, que podem ser encontradas juntas, são a ascensão do vaso na decoração e a aplicação da estampa inspirada na azulejaria portuguesa.

A azulejaria portuguesa esteve presente no stand da Sandra Fuganti em diversas peças, como nesses vasinhos e urnas.

A azulejaria portuguesa esteve presente no stand da Sandra Fuganti em diversas peças, como nesses vasinhos e urnas. (CASACOR/CASACOR)

Falando primeiramente sobre nossos colonizadores portugueses, a arte da azulejaria surgiu, em um primeiro momento, por influência dos árabes que levaram suas técnicas para Portugal por volta de 1500. Então, em 1560, começaram a surgir em Lisboa oficinas de olaria, que produziam azulejos segundo a técnica de faiança, importada de Itália. Os azulejos então ficaram caracterizados por serem brancos e azuis, com cenas inusitadas e históricas, que surpreendem pela originalidade do artesão. A técnica, que hoje é reinventada por diversos designers e empresas, não só estampam azulejo como também migraram para peças de decoração como vasos, almofadas, baús, cachepots, urnas e outros objetos decorativos. O ABUP SHOW estava repleto deles pelos stands e isso se deve ao fato de serem cores serenas, que trazem tranquilidade e charme para os ambientes onde são incluídos. 

Boulangerie, por Alessandra K

Boulangerie, por Alessandra K (Divulgação/CASACOR)

Neste ano, a CASACOR São Paulo 2017 teve um ambiente funcional, a Boulangerie, de Alessandra K, que foi toda inspirada na azulejaria portuguesa. A profissional usou um tapete na mesa central e na parede de entrada compostos de ladrilhos hidráulicos, com estampa floral feita artesanalmente. Além disso, todo o espaço era marcado pelos tons de azul e branco, característicos da arte portuguesa.

O Marco 500 exibe uma grande coleção de vasos de diversos tamanhos e formatos, de diversas cores, para decorar qualquer área da casa.

O Marco 500 exibe uma grande coleção de vasos de diversos tamanhos e formatos, de diversas cores, para decorar qualquer área da casa. (CASACOR/CASACOR)

Vasos: eles estavam por toda a parte, em todos os stands. De cerâmica, de metal, de cobre, de pedra. De inúmeras formas, tamanhos e cores. Para jardim ou estantes. A tradição de usar vasos na decoração surgiu na Grécia antiga, e apesar de clássica, a peça tem ganhado novos aspectos e estruturas. Esses objetos, que à princípio, serviam para exibir plantas, hoje tomam outros rumos além do funcional e se transforma em item de décor, podendo estar sem flores, devido ao seu formato, que pode ser divertido, estético ou abstrato.

A Montarte leva para o ABUP SHOW vasos tridimensionais, de formatos divertidos como o de ovos quebrados para exibir lindas flores.

A Montarte leva para o ABUP SHOW vasos tridimensionais, de formatos divertidos como o de ovos quebrados para exibir lindas flores. (CASACOR/CASACOR)

Outras tendências com o estilo Al Mare, o uso de pratos decorativos nas paredes, os cactos e abacaxis estiveram presentes no 35º ABUP SHOW e prometem estar mais presentes nas lojas e lares.

 (Divulgação/CASACOR)

SERVIÇO 35º ABUP SHOW

QUANDO?

2 a 5 de agosto, das 10h às 19h

6 de agosto, das 10h às 17h

ONDE?

Pro Magno – Rua Samaritá, 230 – Casa Verde – SP

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.