Porta de ferro com desenho de café marca a entrada deste apê de 500 m²
Antigo lar de um Barão do Café, esta cobertura assinada por David Bastos também possui piso que remete ao tabuleiro de damas
Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 07 abr 2024, 05:19 - Publicado em 01 abr 2024, 18:00
05 min de leitura
(Denilson Machado, do MCA Estudio/)
O empresário que atua no mercado imobiliário comprou esta cobertura duplex antiga com 500 m², em Higienópolis (SP), já com a intenção de colocar tudo abaixo e refazer a planta do zero. Para comandar a reforma radical e decorar os novos espaços, entrou em cena o arquiteto David Bastos, do escritório DB Arquitetos e parte do elenco da CASACOR São Paulo 2023.
(Denilson Machado, do MCA Estudio / CASACOR)
Originais do apartamento, a porta de ferro forjado e o piso em paginação de tabuleiro de dama preto e branco foram mantidos e restaurados, pois tinham tudo a ver com a elegância que o novo projeto buscava. “A história da porta é bem interessante: o prédio foi construído por um Barão do Café, que morava nesta cobertura, e seus filhos moravam nos apartamentos abaixo. Por isso, sua estrutura de ferro forjado tem desenhos de folhas e frutos de café, além do brasão da família”, conta David.
(Denilson Machado, do MCA Estudio / CASACOR)
Segundo o arquiteto, o cliente pediu para aproveitar ao máximo os espaços da nova morada e utilizar algumas obras de arte (Alfredo Volpi, Carybé, Di Cavalcanti, Roberto Burle Marx...) e móveis de seu antigo apartamento, como a mesa de refeições all black da copa, as cadeiras da sala de jantar (da italiana Baxter) e, na sala de TV, o sofá Westside (criação de Jean Marie Massaud) e os pufes modulares Pasticca (de Piero Lissoni). “Como ele gosta muito de receber em casa, com festas para muitos convidados, pediu ainda um salão amplo, com espaços integrados”, diz o arquiteto.
(Denilson Machado, do MCA Estudio / CASACOR)
(Denilson Machado, do MCA Estudio / CASACOR)
No geral, o conceito do projeto buscou criar um apartamento elegante, de estilo contemporâneo atemporal, com decoração predominantemente em tons claros e leves, pontuada por tons terrosos e cinzas esverdeados, além de marcenarias de madeira natural, num tom castanho levemente escurecido. Vale destacar ainda o imenso tapete que integra as duas salas de estar e, na área íntima, o piso revestido com taco de madeira e o papel de parede.
(Denilson Machado, do MCA Estudio / CASACOR)
Todos os móveis novos foram escolhidos pelo arquiteto, junto com o cliente, sendo a maioria de origem italiana. “Sempre escuto o cliente e fico muito atento ao gosto dele para que a casa reflita seus desejos e sonhos. Quando um móvel ou objeto escolhido não encaixa no projeto, esclareço o motivo, mas a palavra final é sempre dele. Por isso, meus projetos são bastante diferentes uns dos outros”, finaliza David Bastos.