Continua após publicidade

Porcelanato: tudo sobre um dos revestimentos mais desejados na decoração

Do estilo minimalista até o industrial, o porcelanato é um material flexível e com várias opções de cores e texturas

Por Yeska Coelho
7 Maio 2023, 10h00

Mais popular do que nunca, o porcelanato se tornou uma das opções mais queridas entre aqueles que desejam decorar o lar ou escritório com flexibilidade e muita praticidade. Afinal, esse revestimento bastante popular se consolidou como um elemento atemporal, capaz de se adequar a diferentes estilos e circunstâncias.

livia bortoncello pied a terra casacor rio grande do sul 2022 cozinha sala bancada cozinha lareira
Livia Bortoncello – Pied-à-Terre. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce/CASACOR)

O porcelanato é conhecido por seu caráter democrático, presente desde projetos mais simples até espaços mais luxuosos e requintados. A principal razão para isso está em seu acabamento fino e possibilidade de cores para todos os gostos.

Deborah Pinheiro Arquitetura - Espaço DECA. Projeto da CASACOR Brasília 2021.
Deborah Pinheiro Arquitetura – Espaço DECA. O ambiente de 144 m² se inspira na cobertura do Palácio do Itamaraty, é contemporâneo e traz referências modernistas. Utiliza cores neutras, linhas elegantes, jardins e luz natural. A tradição de Athos Bulcão e Burle Marx aparece no painel em lastras de porcelanato. (Edgard Cesar/CASACOR)

Outro ponto que chama a atenção para o porcelanato é o fato de que ele se adequa a diferentes superfícies e ambientes – tanto áreas internas como externas.

Jorge Carneiro Casa Blanca 30+ CASACOR Brasília 2022 sala sofa estar luminaria mesa tapete
Jorge Carneiro – Casa Blanca 30+. CASACOR Brasília 2022 (Edgard Cesar/CASACOR)

Preparamos esse guia com tudo o que você precisa saber sobre o porcelanato e quais características do material do momento. Confira a seguir!

Afinal, o que é porcelanato?

 

Diogo Viana Arquitetos Galeria dos Artesãos CASACOR Pernambuco 2022 artesanato quadro mesa isabela capeto
Diogo Viana Arquitetos – Galeria dos Artesãos. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio/CASACOR)

Mesmo sem ter aderido ao porcelanato para algum projeto, sem dúvidas você já ouviu falar no material, mas sabe qual a sua origem? A verdade é que o porcelanato é mais antigo do que se imagina. Ele surgiu a primeira vez na Europa, durante a década de 1980 – e passados apenas dez anos, já era produzido aqui no Brasil.

Gilson Freire e Mariana Jardim - Casa Ipê. Projeto da CASACOR Brasília 2021.
Gilson Freire e Mariana Jardim – Casa Ipê. Projeto da CASACOR Brasília 2021. (Haruo Mikami/CASACOR)

A razão para isso se dá graças à riqueza do Brasil em uma das matérias-primas mais abundantes para se criar o porcelanato: a cerâmica. A partir da mistura entre argila, quartzo e outras pedras que, quando submetidas a temperaturas elevadas (acima de 1200ºC) ganham mais resistência, dureza e se transformam no porcelanato.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o material, antes rugoso, ganha uma superfície mais fina e lisa, que é a principal responsável por trazer uma estética atrativa para o porcelanato ser usado na decoração de ambientes.

Onde usar porcelanato?

 

O piso é todo formado de pequenas peças em porcelanato da coleção JoyMz, assinada pela arquiteta Marília Zimmermann para a marca cerâmica Portinari.
O piso é todo formado de pequenas peças em porcelanato da coleção JoyMz, assinada pela arquiteta Marília Zimmermann para a marca cerâmica Portinari. (Cristiano Bauce/CASACOR)

Pisos e paredes são os locais onde geralmente encontramos o porcelanato, mas isso não está restrito. Hoje em dia esse revestimento oferece mais possibilidades, e pode estar presente em elementos diversos como bancadas, ilhas ou mesmo painéis.

Arranjos secos estão por todos os cantos da CASACOR São Paulo. Inspire-se!
Léo Shehtman – Luz e Sombra. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Marina Pires/CASACOR)

Para fazer a escolha certa é importante buscar pelo porcelanato que melhor se adeque a determinado destino. Por exemplo, no caso de porcelanatos usados para bancadas de cozinha ou banheiro, é importante contar com um material mais rugoso e texturizado, pois o acabamento liso pode atrapalhar nas tarefas diárias.

Em quais ambientes posso colocar o porcelanato?

 

Livraria, por Victor Niskier- Ambiente da CASACOR Rio 2022
Livraria, por Victor Niskier- Ambiente da CASACOR Rio 2022 (André Nazareth/CASACOR)

Salas, quartos, banheiros, cozinha e até áreas externas podem contar com o porcelanato – seja na parede ou no piso. Mas é necessário escolher diferentes tipos para cada situação.

Em ambientes voltados para recepcionar ou relaxar (como é o caso dos quartos e das salas), um porcelanato mais liso cai muito bem. Existem opções que imitam madeira e até pedras como mármore, capazes de garantir elegância e aconchego.

Continua após a publicidade
Cioli Stancioli Arquitetura e Design Banheiro Público CASACOR Minas Gerais 2022 espelho bancada
Cioli Stancioli – Banheiro Público. CASACOR Minas Gerais 2022 (Daniel Mansur/CASACOR)

Para áreas “molhadas” como a cozinha e o banheiro, que podem ser bastante acessadas durante o dia, o ideal é optar por um porcelanato com textura, para evitar quedas e acidentes.

evestir revestimento lançamento porcelanato decoração arquitetura portinari
Portinari: inspirada na madeira, a coleção Nidus – Ninho no latim – aquece os espaços contribuindo para a sensação de bem-estar. São porcelanatos em formato de régua alongada, com nós que dão movimento e naturalidade para as paginações. (Divulgação/CASACOR)

Já para a área externa, as regras são praticamente as mesmas das áreas molhadas, mas é importante buscar por um modelo que seja resistente e suporte condições atípicas como incidência solar, chuva ou ventanias. O porcelanato por si só já é conhecido como um material poroso e de baixa absorção de água, por isso, não são poucas as opções de modelos para varandas e terraços.

Durabilidade

 

vilaville arquitetura banho zahir banheiro casacor sp sao paulo 2022 banheiro espelho
Vilaville Arquitetura – Banho Zahir. CASACOR São Paulo 2022 (Gabriela Daltro/CASACOR)

Quando se adquire um revestimento o desejo é que ele seja para a “vida toda”. Sabemos que, na prática, é quase impossível que isso aconteça, mas com os cuidados certos na hora de fazer a manutenção, o porcelanato é bastante propenso a ter uma dureza maior.

A boa notícia é que a simplicidade é a melhor ferramenta para conservar o seu porcelanato, já que não são necessários vários produtos para se fazer a limpeza: um sabão neutro e um pano úmido já são capazes de realizar a preservação do revestimento.

Publicidade