O ambiente do Denise Zuba Arquitetos para o Janelas CASACOR, edição Brasília, permite fazer percursos de bicicleta vendo a paisagem, mesmo em casa
Atualizado em 28 de out. de 2020, 19:00 - Publicado em 28 de out. de 2020, 15:54
(Edgard Cesar/)
É mais do que comum ler e ouvir que a tecnologia afasta as pessoas, deixam-nas sedentárias, anti-sociais. Entretanto, a pandemia de coronavírus forçou uma mudança desse pensamento. Hoje, a tecnologia é meio pelo qual nos relacionamos uns com os outros e com o mundo.
Graças à Internet, aos computadores, celulares e dispositivos smart, o isolamento social não é tão terrivelmente solitário: virtualmente, é possível viajar para paisagens remotas, saber o que está acontecendo do outro lado do mundo e ver os rostos dos amigos que estão longe.
https://www.youtube.com/watch?v=17vqoJ8CMVUConsiderando a proposta do Janelas CASACOR - refletir as novas realidades e necessidades do morar - as profissionais Denise Zuba, Juliana Couto e Juliana Zuba decidiram explorar esse novo papel da tecnologia nas casas cujos habitantes não podem mais sair o tempo todo, às vezes nem para se exercitar. O Home Fitness é um vibrante vislumbre das possibilidades de encarar o que é o lado dentro e o que é o lado de fora.
No centro do espaço ficam duas peças notadamente estáticas: bicicletas ergométricas. Contudo, quem pedala não fica no mesmo lugar! O enorme telão composto por 54 placas de LED, da CLX, possui um aplicativo especializado para ciclismo no qual atletas do mundo todo conseguem se conectar e fazer percursos disponíveis online, vendo a paisagem de cada um deles.
Para que a experiência seja realmente imersiva, além da imagem acompanhando o movimento, há recursos de som na parte externa, que proporcionam os ruídos da natureza sem afetar a estética. Assim, o ocupante do espaço consegue estar, ao mesmo tempo, em casa e em uma floresta, por exemplo. É como estar parado e em movimento, dentro e fora.
Completando a decoração, o escritório escolheu materiais funcionais, que dialogam com o propósito esportivo e com os outros equipamentos presentes. O piso emborrachado com borracha vinda do reaproveitamento de pneus é prático e suas cores acinzentadas contrastam com o amarelo vivo das paredes.