Que tal presentear a sua mãe com uma inspiração? Veja abaixo a nossa seleção pensada para diferentes perfis de mãe, encontre a sua!
Atualizado em 08 mai 2020, 13:10 - Publicado em 08 mai 2020, 13:07
(Rodolfo Sotelo/)
01/05 - CASACOR Paraná 2019. Escritório do Residencial Família Jovem - Flávia Mattar. A designer se inspirou no poema de Garcia Lorca, “Verde que te quero verde”, para explorar vários matizes da cor neste refúgio de 36 m². As treliças de madeira clara emolduram a grande estante de livros. O mobiliário solto do século XIX veio do antiquário de Arnaldo Danemberg. (Eduardo Macarios)
02/05 - CASACOR Minas Gerais 2019. Minas Workpod - José Lourenço. O ambiente foi pensado como o escritório móvel do governador, que pode ser implantado em qualquer lugar. O formato orgânico reforça o elo com a natureza que o abraça. A luz é filtrada pelos brises em mármore no janelão, desenhando o piso vinílico amadeirado. Aconchegante por dentro e industrial por fora - e a intenção é que o contêiner em aço oxide e adquira as marcas do tempo. (Jomar Bragança)
03/05 - CASACOR Paraná 2019. Home Office da Empresária - Taciana Nakalski. Pensado para as mulheres empreendedoras, o ambiente de 36 m² alia alia funcionalidade, conforto e tecnologia. Com a voz, aciona-se o sistema de som e iluminação. O mármore Branco Paraná divide a cena com a madeira lisa e ripada. O projeto valoriza a produção de mulheres, como as estantes Linee desenhadas pela própria Taciana Nakalski, a poltrona da designer Rejane Carvalho Leite, esculturas da artista Lisi Wendel e fotos da artista plástica Sila Lima. (Viviane Sonnenstrahl)
04/05 - CASACOR Minas Gerais 2019. Escritório do Jardim - Marina Diniz e Paula Guimarães. Um home office em pleno quintal. O contêiner foi revestido na parte externa com um ecogranito resistente e de fácil aplicação. A pedra sabão faz o caminho pelo gramado até o ambiente pontuado por poltronas e pufes em corda náutica e mesas de apoio em fórmica, para reuniões informais ou apenas relaxar. Internamente, o design do mobiliário sobressai, com peças de Sérgio Rodrigues, Jorge Zalzupin e Jader Almeida. As 22 telas de Alessandra Rehder formam uma espécie de janela. (Jomar Bragança)
05/05 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Home Office do Casal - Quadriarq. Um espaço para trabalhar e, ao mesmo tempo, relaxar e se conectar com a natureza, na proposta que afirma o design biofílico. Nestes 18 m², a impressão é de estar no sótão de casa, com aconchego e peças escolhidas. Entre elas, a mesa Flow, criada pelo escritório, ocupa lugar de destaque. A cadeira Ângela é de Aristeu Pires. Na iluminação, peças com design de Jader Almeida, como a Penn e a Memory. (Cristiano Bauce)
01/04 - CASACOR São Paulo 2019. Terraço Aurora - BC Arquitetos. O Terraço Aurora descreve em 130 m² a delicadeza da poética contemporânea. Um imponente pórtico conduz os visitantes até o interior completamente do rosa, onde se deparam com um décor sútil, mas extremamente elegante. (Divulgação)
02/04 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Lavabo Tri Suave - Marilia Zimmermman. O ponto de partida veio da arquitetura do prédio histórico, com suas varandas de arcos sequenciais, citados nos espelhos do ambiente. Outra inspiração veio das cores favoritas do ano, que protagonizam o espaço. A iluminação cumpre o papel de trazer movimento e profundidade. Repare no piso com pequenas peças de porcelanato em seis tonalidades, da coleção JoyMz, assinada pela arquiteta. (Cristiano Bauce)
03/04 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Sala Brasileira - Caroline Kreling. O espaço celebra o design nacional e sua bagagem, oferecendo aos visitante um panorama recente. Reúne peças icônicas como as poltronas Bola de Latão, de Lina Bo Bardi, ao lado de criações mais contemporâneas. Entre elas, o aparador aéreo Elle de Jader Almeida, compondo com a tela de Paulo Pasta; e o aparador da Nada se Leva, junto com o quadro de Xandalú. Ao centro, mesa do Estúdio Bola. Materiais característicos do Brasil são valorizados, como a madeira Pau Ferro, o latão e a palha natural. (Cristiano Bauce)
04/04 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Sala com Arte - Renato Melo. Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Di Cavalcanti, Burle Marx, Iberê Camargo, Alfredo Ceschiatti, Carybé, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake. É extensa a lista de grandes nomes representados por suas obras neste espaço, que mostra como um apaixonado por arte exibe sua coleção. A estante iluminada possui nichos e prateleiras coloridos da linha desenvolvida pela estilista Isabela Capeto. Sofá Lev, do Studio América, e a luminária Sly, de Ronald Sasson, revelam que o olhar cuidadoso também está na escolha dos objetos. (Christiano Bauce)
01/04 - CASACOR Ribeirão Preto 2019. Galeria de Arte - Cássio Moraes. A construção em steel frame preencheu de forma rápida, limpa e sustentável o terreno vazio. Placas cimentícias enveloparam teto e paredes, com cores neutras que criam um espaço de leituras e reuniões do colecionador. Nesse cenário propositalmente discreto, o olhar é desviado para o que de fato importa na galeria: as obras de arte. No caso, peças do Arter Atelier e móveis de Sergio Rodrigues, Jader Almeida e Pedro Useche. As séries de foto-arte e de pinturas são de Ana Isméria e Maysa Pettes. (Felipe Araújo)
02/04 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Studio Slim - Daniel Wilges. O esquema monocromático surpreende no studio de 50 m², com paredes de textura aveludada. O traçado conciso e linear, assim como a transparência do vidro, suaviza a presença de materiais característicos do profissional: cimento queimado, rochas e a madeira natural no assoalho. (Cristiano Bauce)
03/04 - CASACOR Espírito Santo 2019. Arena CASACOR - Alexandre Carvalho e Jéssica Martins. A dupla de arquitetos paulistas estreia com este ambiente de 470 m², com 20 m² de entrada, 290 m² de arena para palestras e 160 m² de jardim, pensados para favorecer o fluxo de pessoas e as conexões entre elas. A Casa de Vidro de Lina Bo Bardi foi importante fonte de inspiração, nas grandes aberturas que trazem o verde e a vista da cidade. O mobiliário moderno e composto de peças brasileiras, incluindo a poltrona laranja MP-97 e a MP-61 em preto e branco, de Percifal Lafer. (Felipe Araújo)
04/04 - CASACOR Rio de Janeiro 2019. Livraria - Sergio Novaes. Mais que um espaço de vendas, é uma sala de leitura para quem ama livros de arte. A inspiração são as grandes livrarias internacionais do gênero, onde as obras ficam por toda parte: nas estantes e prateleiras que aproveitam a altura do pé direito, mas também nas mesas e bancos. Quadros, esculturas e outras obras de arte colaboram para essa atmosfera cultural e intimista. (André Nazareth)
01/03 - CASACOR Rio de Janeiro 2019. Sala da Colecionadora - Marcia e Manu Müller. Para que as obras ocupem o lugar de destaque, um ambiente que concilia intimismo e minimalismo. “Criamos uma ambientação quase transparente”, diz Marcia. Os móveis e tecidos são brancos ou em leves tons de cinza. Alguns móveis são novos e outros, recriados a partir de peças antigas. Todas as obras foram cedidas pela Cássia Bomeny Galeria. (André Nazareth)
02/03 - CASACOR Espírito Santo 2019. Escape Cosmopolita - Italla Monti e Solana Marianelli. Do sensorial ao hightech, diversos conceitos se combinam em um living ideal para relaxar e reunir pessoas. O tom cosmopolita vem da oposição entre materiais, como a madeira, o cimento queimado, as pedras e os acabamentos metálicos. A seleção do mobiliário é minuciosa e inclui o sofá Hug, de Solana Marianelli, e as mesas de centro em vidro Mush, de Jader Almeida. A curadoria das obras de arte, sob o comando de Lara Brotas, da Galeria Matias Brotas, traz obras de Antonio Bokel, Yuri Seródio e Rosana Paste. (Felipe Araújo)
03/03 - CASACOR Bahia 2019. Loft do Colecionador – TRPC Arquitetos. Um loft pleno de arte e afetividade parte da premissa de que todos colecionam memórias e experiências. Com gestos arquitetônicos simples, tudo foi pensado para aliar a privacidade e a integração dos espaços. A curadoria cuidadosa apresenta artesanato de diferentes partes do mundo e obras de arte de artistas nacionais e internacionais, criando uma composição harmônica e elegante. A cadeira Frei Egídio original, desenhada por Lina Bo Bardi, e a mesa de mármore assinada pelos arquitetos fazem uma arrojada composição entre o desenho autoral e as peças consagradas. (Marcelo Negromonte)
01/05 - CASACOR São Paulo 2019. Estúdio Trigo - Renato Mendonça. Inspirado na figura de um chef jovem e independente, o espaço busca trazer a sensação de acolhimento e conforto. Na contramão da high-tech, o arquiteto estreia resgatando processos ancestrais para a concepção do estúdio de 48m., com materiais naturais como madeira carbonizada, pedra bruta gnaisse e argila queimada no piso. (Divulgação)
02/05 - CASACOR Peru 2019. Loft de los Cinco Sentidos - Carla Canepa. Muita luz e verde natural para celebrar o dia, neste ambiente envolvido pelas texturas naturais. O teto aquece e dele vem um conjunto de luminárias pendentes que exploram a madeira no design. (Divulgação)
03/05 - CASACOR Peru 2019. Viride - Claudio Solari e Mónica Bazo. Um espaço pensado para uma pessoa apaixonada pela natureza e ambientalmente consciente. O vigor e a energia das plantas interferem no desenho e na arquitetura para transformar o ambiente em paisagem. Tons de verde reforçam a paleta de tons naturais, enquanto o couro e o veludo nos estofados acentuam o aconchego. (Divulgação)
04/05 - CASACOR Paraná 2019. Loft on Life - Maria Alice Crippa e Gustavo Assis. Com 80 m², o ambiente é dividido em três áreas diferentes que seguem a premissa do uso de poucos elementos, valorizando a simplicidade e o natural. A suíte vem emoldurada pela caixa revestida de madeira Tauari. A treliça delimita espaços, sem impedir a passagem da luz. (Eduardo Macarios)
05/05 - CASACOR Rio de Janeiro 2019. Leila Bittencourt - Loft Coral #Co.living. Bom design, cor e humor, neste espaço para conviver. Com uma planta livre e móveis que podem ser agrupados de diferentes formas, esta sala poderia estar em uma residência unifamiliar, multifamiliar ou num co-living. Outro detalhe é a forma como a arquiteta tirou partido e ressignificou elementos originais da edificação, como vigas e tubulações. (Divulgação)
01/06 - CASACOR Brasília 2019. Casa Finitura - Deborah Pinheiro. O ponto de partida foi valorizar as características originais da casa projetada por Oscar Niemayer. A estrutura de concreto existente foi ressignificada com materiais contemporâneos, que não deixam de fazer referência ao modernismo, como o revestimento cimentício de piso e paredes. A madeira também reveste boa parte das superfícies, enquanto pinceladas de verde-água conferem leveza aos detalhes, no ambiente que soma 307 m². (Edgard Cesar)
02/06 - CASACOR Ribeirão Preto 2019. Lounge de Entrada e Varanda Gourmet - Adriana Fontana. Além dos móveis contemporâneos e da marcenaria funcional, objetos garimpados em antiquários adicionam charme. (Felipe Araújo)
03/06 - CASACOR Peru 2019. Loft de los chicos - Luisa Anticona, Margarita Bracamonte e Marcia Lenz. Os contrastes urbanos e coloniais da Amazônia peruana ganham uma leitura leve e fresca, que privilegia os elementos naturais deste território riquíssimo. A paleta é calma e neutras, composta de grafite, branco e bege, com pinceladas de verde natural e um belo ladrilho no piso que demarca a cozinha. Além dela, o loft projetado para o jovem casal une espaço de trabalho com área social e de relaxamento, além de um generoso terraço. (Rodolfo Sotelo)
04/06 - CASACOR São Paulo 2019. Atelier de Morar - Denise Barretto. Evidenciando a ligação com a arte, o ambiente de 130 m² flui por um mosaico espacial de texturas de madeira. Nas paredes, o material aparece em sua forma natural e no assoalho em carvalho claro. As cores cerâmica e terracota, lado a lado com vários tons de pedra, o design contemporâneo e as obras de arte dão continuidade ao fluxo proposto para o Atelier. (Divulgação)
05/06 - CASACOR Goiás 2019. Comida, diversão e arte – Genésio Maranhão. Destinado a preparações e degustações gastronômicas, o ambiente de 91 m² tem como destaque a grande mesa ao centro, em sobreposição com a ilha gourmet. A madeira deixa o espaço mais receptivo e caloroso, assim como o mobiliário brasileiro dos anos 1950 e 1960. (Jomar Bragança)
06/06 - CASACOR Goiás 2019. Cozinha Coral – Regina Amaral. O tom coral vem para despertar o apetite dos convidados e traz vivacidade ao espaço de 53 m², chamando a atenção para o teto e detalhes da marcenaria, que é um destaque no espaço. A ilha centraliza diversas funções, deixando a circulação livre. (Jomar Braganca)