A versatilidade do material garantiu sua presença em 7 ambientes da mostra, aberta para visitação até 3 de novembro
Atualizado em 24 fev 2021, 17:15 - Publicado em 26 set 2019, 16:32
(Denilson Machado/)
01/07 - O Refúgio Arbor dos arquitetos Paulo Carvalho Selvagem e Luiz Nogueira faz de suas soluções sustentáveis uma experiência interativa e sensorial. Madeira de reflorestamento, telhas de fibras vegetais e as cortinas produzidas com matérias-primas recicláveis foram eleitas para serem a base do projeto. O teto levou textura de madeira jateada, que reproduz a matéria-prima do carvalho norte-americano. (Denilson Machado)
02/07 - Moradia moderna, o Loft Morhar de Rafaella Bitencourt conta com automação residencial para contrapor a estética industrial. O painel da suíte e do móvel da copa aumenta a sensação de amplitude e conversa com a proposta contemporânea do projeto. De origem japonesa, a técnica milenar de carbonização da madeira, conhecida como Shou Sugi Ban, ganhou espaço na decoração, incorporando à ela uma sensação imponente. (Denilson Machado)
03/07 - Com o intuito de criar um ambiente harmônico entre matéria-prima e meio ambiente, os arquitetos Guilherme Dias e Lívia Paschoal, do escritório DiP Studio Arquitetura, trouxeram o conceito de autossustentabilidade à mostra. A madeira acrescenta calor ao espaço, percebida logo na porta de entrada do ambiente e nas brises. (Denilson Machado)
04/07 - Moderno e descolado, o Estar com Gourmet e Adega do escritório Romero Duarte & Arquitetos apresenta um novo conceito de área aberta, unificada e disruptiva para receber amigos. A adega conta com uma coloração inspirada na mistura do leite e do café, saindo do comum para guardar vinhos. Atrás do sofá, o painel escuro confere elegância e sobriedade para o ambiente. (Denilson Machado)
05/07 - Com predominância dos tons pastel e da decoração clean, o Espaço Sentir Arauco da arqMULTI explora um novo jeito de viver e trabalhar, trazendo familiaridade ao home office. Funcionalidade e bem-estar são as prioridades do ambiente, que aposta na madeira para resistência e durabilidade. O material aparece em brises, muxarabis, no painel principal do estar e até no teto, em reforço à atemporalidade da composição. A estante e o mobiliário levaram uma tonalidade discreta, acompanhando todo o ambiente até se incorporar com a parede de pedra ao fundo. (Denilson Machado)
06/07 - Um ambiente acolhedor, que se pareça com a própria casa do visitante é a proposta da Casa Arquitetura para a Sala Íntima. Um estímulo aos momentos de descanso e desconexão, o ambiente conta com texturas em madeira clara, presente em um móvel de apoio e em um painel que ocupa meia parede. No portal de entrada, um painel traz amplitude e reforça a leveza do espaço. (Denilson Machado)
07/07 - O Café Santa Clara, da arquiteta Sandra Bione, traz a madeira por toda parte, em um espaço agradável que permite a degustação ou boas conversas. Integrado com a natureza, os 40m² trazem uma estética natural no salão da área de atendimento, que recepciona os clientes com a suavidade do tom rosado e as nuances de bege. Os tampos da mesa foram revestidos em couro, Usado na criação dos painéis e móveis, em harmonia com os tons do ambiente. (Denilson Machado)