Continua após publicidade

A natureza carioca circunda todo este apartamento de 245 m²

Com vista para a Lagoa e do Corcovado, o projeto assinado por Vivian Reimers – do elenco CASACOR RJ – privilegia a paisagem e a luz natural

Por Nádia Sayuri Kaku
20 jun 2024, 18h00

Quando os filhos cresceram e saíram de casa, o casal de moradores resolveu adaptar o apartamento de 245 m² na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) para a nova fase. Para isso, encomendaram uma reforma completa para a arquiteta Vivian Reimers, do elenco CASACOR Rio.

A natureza carioca circunda todo este apartamento de 245 m². Projeto de Vivian Reimers. Na foto, quarto com parede verde, cama e quadro.
(Luiza Schreier/CASACOR)

“Esse projeto foi muito importante para mim, porque marcou o início de uma nova fase na minha vida, tanto pessoal como profissional. De volta ao Brasil após mais de uma década, o grande desafio no sentido profissional foi recomeçar num mercado que, até então, era desconhecido para mim”, conta Vivian.

A natureza carioca circunda todo este apartamento de 245 m². Projeto de Vivian Reimers. Na foto, sala com vista para as árvores, quadros e sofás.
(Luiza Schreier/CASACOR)

Uma das principais preocupações dos moradores era criar um ambiente amplo e luminoso, logo, o destaque do projeto ficou por conta da ampla sala de estar, com uma vista deslumbrante da Lagoa e do Corcovado ao fundo. Com a retirada das paredes, o living passou a ter 90 m² e abriga hoje, a sala de estar, de jantar e sala de TV.

A natureza carioca circunda todo este apartamento de 245 m². Projeto de Vivian Reimers. Na foto, sala de jantar com parede espelhada, pendente e quadros.
(Luiza Schreier/CASACOR)

A área social foi revestida com mármore travertino romano, o que dá um toque de classe e sofisticação ao local. Espelhos foram utilizados estrategicamente para refletir a luz e aumentar a sensação de amplitude, além de proporcionar vistas diversas da paisagem – mesmo para quem está de costas para a janela.

A natureza carioca circunda todo este apartamento de 245 m². Projeto de Vivian Reimers. Na foto, cozinha com ilha, banquetas e armários.
(Luiza Schreier/CASACOR)

Os cômodos da parte posterior do apartamento, incluindo a cozinha, copa e área de serviço, bem como a suíte principal, recebiam pouquíssima claridade. Para corrigir essa questão, algumas paredes foram retiradas, permitindo que a luz natural abundante que entra pela fachada frontal atingisse uma maior quantidade de espaço interior.

A natureza carioca circunda todo este apartamento de 245 m². Projeto de Vivian Reimers. Na foto, sala de jantar com mesa redonda, prateleiras e plantas.
(Luiza Schreier/CASACOR)

“Foi essencial integrar as áreas da cozinha e da copa para maximizar a entrada de luz natural. Ampliamos os vãos das janelas posteriores ao máximo, possibilitando, assim, uma maior captação de luz natural. Isso também fez com que espécies nativas, como samambaias e costelas de adão, típicas da Mata Atlântica, enfeitassem e alegrassem o ambiente, atuando como um jardim vertical”, explica a arquiteta.

Continua após a publicidade
A natureza carioca circunda todo este apartamento de 245 m². Projeto de Vivian Reimers. Na foto, quarto com parede verde, cama e quadro.
(Luiza Schreier/CASACOR)

Uma das mudanças mais significativas foi a criação de uma suíte principal nos fundos, abrindo mão da suíte original com vista para a Lagoa. A nova suíte conta com dois banheiros para o casal e um closet. Essa parte do apartamento se tornou um refúgio tranquilo, isolado do ruído da cidade, com uma ampla janela com vista para um pequeno jardim interno. Os pássaros dessa região, de diversas espécies, proporcionam um despertar encantador a cada manhã.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo