A nova loja da
Bottega Veneta em Paris (França) ocupa dois andares no número 12 da Avenida Montaigne e é o primeiro estabelecimento da marca projetado por
Matthieu Blazy. O projeto combina o artesanato italiano com uma sensibilidade modernista em quase
800 m².
A loja é definida por dois materiais essenciais:
o vidro, nativo de Veneza, e a madeira de nogueira italiana.
Blocos de vidro quadrados industriais são integrados ao piso, teto e paredes, criando uma geometria de grade e luz difusa e homogênea em toda a loja.
Painéis de madeira de nogueira emolduram os blocos e também distinguem os espaços de transição da escada e do corredor da joalheria.
Um jogo de volume e escala está presente em toda a loja, contrapondo suas alusões à exploração cósmica com enclaves aconchegantes e íntimos. O design centra-se num espaço comercial luminoso e de plano aberto, intercalado por áreas de estar macias e ladeado por camarins e VIP íntimos. No corredor suavemente ondulado da galeria, as formas curvilíneas e o uso unificador da madeira criam um ambiente de privacidade tranquila.
Em toda a loja, há móveis e acessórios únicos, como trilhos de madeira e vidro feitos sob medida e fundidos à mão por artesãos venezianos. Texturas suaves são encontradas em assentos de couro e tapetes de lã, remetendo à sensorialidade e invenção das coleções Bottega Veneta, enquanto estantes modulares criam uma sensação de descoberta e diversão.
A interação com o design original e o feito à mão começa na entrada, onde a porta da frente apresenta uma maçaneta de vidro única da artista japonês
Ritsue Mishima, radicada em Veneza. Outros ganchos e alças de latão em toda a loja seguem o tema Drop de Blazy, enquanto elementos Drop únicos nos espelhos da loja criam reflexos ondulantes que sugerem a paisagem urbana aquática de Veneza.