Quando a família com dois filhos se mudou do Rio de Janeiro para Curitiba (PR), chamou os arquitetos
Diego Raposo e
Manuela Simas para deixar a cobertura duplex de
200 m² com cara de lar. “Eles já eram nossos clientes. Fizemos uma casa de campo para esta família, em Itaipava, na região serrana do Rio. Por isso, desta vez, nos pediram apenas conforto e privacidade. De resto, nos deram carta branca no projeto”, conta Diego.
A única alteração no layout foi a incorporação do hall íntimo à suíte master para aumentar o
closet do casal. Na decoração, de estilo contemporâneo minimalista, o escritório apostou em materiais naturais (como madeira, linho, algodão, pedra, couro e plantas), abusou da cor branca e de tons off white para aumentar a luminosidade dentro de casa e investiu em marcenarias bem pensadas para criar espaços de armazenamento.
No mobiliário, a seleção de peças novas foi pautada, sobretudo, pelo conforto e atemporalidade do design, a exemplo da poltrona com
banqueta Pitu, assinadas pelo designer Aristeu Pires, e a cadeira Siri, assinada por Giácomo Tomazzi, que ganharam lugar de destaque no living.
“Como o casal gosta de se reunir com os filhos para ver TV, colocamos um sofá de medidas generosas na sala, disposto em L. Ainda na sala, ao lado do rack, fixamos uma bancada de trabalho, já que ambos preferem estar integrados ao dia-a-dia da casa quando estão em home office”, diz Manuela.
Outro destaque na sala é a lareira retangular, que parece um módulo de pedra central do rack, desenhado pelo escritório e executado em marcenaria. “Também com a intenção de deixar o ambiente mais acolhedor, estofamos a estrutura da cama do casal, incluindo a cabeceira, em tecido bouclé off white”, informa Diego. “Já a filha do casal nos pediu um quarto atemporal, que não tivesse cara de quarto de adolescente. Por isso, adotamos uma base neutra neste cômodo também e pontuamos com cor, especialmente em tons de rosa claro, em algumas peças de arte e objetos de decoração para trazer um pouco de jovialidade”, acrescenta Manuela.
Como a cobertura fica no 12° andar, os clientes queriam muito ter a sensação de casa. Para isso, os arquitetos investiram em
jardins com vegetação farta (ora verticais, ora em vasos agrupados), que não só minimizaram a presença dos prédios vizinhos como também deram mais privacidade à área onde foi instalada uma banheira de hidromassagem.
“Nosso maior desafio neste projeto foi executar a obra à distância, já que a sede do nosso escritório fica no Rio de Janeiro. Para garantir que tudo fluísse bem, contratamos um arquiteto local, que nos ajudou em todo o processo”, conclui o arquiteto Diego Raposo.