Artboard Created with Sketch.

Dia da Mulher: os 9 espaços da CASACOR 2019 projetados por e para elas

Os espaços refletem a força e independência das mulheres, que mesmo se tratando da maioria no meio arquitetônico, ainda têm seus trabalhos subvalorizados

Em todo 8 de março, diversas homenagens são prestadas no mundo todo em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A data, instituída pela ONU há 45 anos como símbolo da luta feminina, dá visibilidade e abre espaço para discussão de pautas frequentes dentro do movimento, como a iniquidade de gênero e salarial, além da baixa representatividade em cargos altos no mercado de trabalho.

Segundo censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), as mulheres representam 63% dos profissionais atuantes no país. Mesmo se tratando da maioria, o reconhecimento ainda é escasso – até hoje, apenas três mulheres foram premiadas com um Pritzker, prêmio mais importante de arquitetura do mundo, que soma 41 anos de existência. A iraniana-britânica Zara Hadid levou o prêmio em 2004, enquanto a dupla Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do escritório Grafton Architects, foi a grande vencedora de 2020.

Foi com isso em mente que, na CASACOR 2019, 10 arquitetas dedicaram seus espaços à força e independência feminina. Em seis praças pelo Brasil e até na mostra em Peru, os projetos são retratos de mulheres sob o entendimento de mulheres, e trazem funcionalidade, um olhar maduro e espírito de liderança. Confira na galeria!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.