Artboard Created with Sketch.

Designers se aventuram e criam peças para o mundo lúdico das crianças

Em celebração ao Dia das Crianças, separamos alguns designs criados por profissionais de renome, que se jogaram na brincadeira e assinam peças fantásticas!

Funcional, divertido e colorido: são essas palavras que resumem, de modo geral, uma peça de design feita para crianças. Muitos profissionais se aventuram nesse universo lúdico, seja por uma causa social ou pelo desafio de criar algo diferente e novo. O resultado é sempre incrível, agradando não só os pequenos, como também os adultos. Em celebração ao Dia das Crianças, separamos algumas peças de design criadas por designers de renome, que se jogaram na brincadeira e assinaram objetos fantásticos para a criançada!

Molongó, por Marcelo Rosenbaum

O Projeto Molongó hoje caminha junto do Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR), desenvolvido pela FAS.

O Projeto Molongó hoje caminha junto do Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR), desenvolvido pela FAS. (Reprodução/CASACOR)

O A Gente Transforma é um projeto social de Marcelo Rosenbaum, que foi convidado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) para desenvolver a ação Molongó, na Comunidade de Nova Colombia. Neste grande trabalho de união, os designers Bertjan Pot e Paulo Biacchi desenvolveram uma coleção de objetos composta por jogos de memória, quebra-cabeças de três a nove peças e outros brinquedos feitos de madeira Molongó, com um manejo sustentável. Nesta linha, diversão, design, sustentabilidade e compromisso com o ser humano se unem e provam que parcerias desse tipo resultam em grandes feitos.

Alpina, por Paulo Ferraz

 (Divulgação/CASACOR)

Em 2018, a marca Butzke lançou sua primeira linha infantil, assinada pelo jovem designer curitibano, Paulo Ferraz. Inspirado pelo mobiliário que encontrou em uma viagem aos Alpes, Ferraz criou a Alpina, uma coleção composta por mesa, banco com encosto e sem encosto. “Fiquei encantado com as inúmeras mesas de piquenique da região. A maioria delas eram rústicas e improvisadas, porém muito funcionais. Aquilo ficou gravado em minha memória”, explica.

Soft Toys For Education, por IKEA

 (Reprodução/CASACOR)

Há 12 anos, a IKEA participa de uma iniciava com a UNICEF, a Soft Toys For Education, onde a cada pelúcia comprada nas lojas, 1 dólar ou euro é doado para apoiar o programa Right to Play (“Direito de Brincar”, em tradução livre). Pouco tempo depois, a instituição Save The Children se uniu ao projeto, que já ajudou mais de 11 milhões de crianças em 46 países. Agora, a empresa resolveu envolver as crianças na campanha e pediu a filhos dos clientes que visitassem as lojas para fazer um desenho que poderia se tornar parte da linha de pelúcias da loja. Os finalistas foram escolhidos através de uma seleção mundial e 10 crianças puderam ver suas criações se tornarem brinquedos reais nas mãos dos designers da IKEA.

EcoBirdy, por Vanessa Yuan e Joris Vanbriel

 (Divulgação/CASACOR)

Lançadas na Maison & Objet do final de 2017, as peças da EcoBirdy são 100% feitas de plástico reciclado, e que podem ser novamente recicladas. A marca foi criada por Vanessa Yuan e Joris Vanbriel e eles afirmam que a tecnologia usada para a reciclagem dispensa o uso de qualquer tipo de corante ou resina na concepção do mobiliário. Transpassando somente o design dos móveis, que possuem um efeito de marmorite, os designers criaram também um sistema completo que começa na conscientização das crianças, passa pela reciclagem de brinquedos de plástico antigos e chega na produção do mobiliário.

Puppy, por Eero Aarnio

 (Divulgação/CASACOR)

Essa é uma das peças de design que sempre ronda os ambientes da CASACOR. A banqueta Puppy, do designers finlandês Eero Aarnio, segue a linha lúdica que o profissional tem de característica. Puppy é um cachorro que não late e não pula, mas que  alegra os espaços, além de ser um móveis para sentar ou para a criança brincar.

Shuffle, por Mia Hamborg

 (Reprodução/CASACOR)

A designer norueguesa Mia Hamborg sabe misturar cor, funcionalidade e diversão em todas as suas criações, que são voltadas para o mundo lúdico infantil. Uma de suas peças mais conhecida é mesa modular Shuffle. A peça pode ser composta e desmontada por cada elemento, podendo ter uma composição diferente todos os dias.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.