Cottagecore: o conceito de vida simples como tendência na decoração

Inspirado na vida do campo, o estilo ganhou destaque como uma forma de trazer a natureza e tudo aquilo que é primordial para o ser humano

Por Yeska Coelho Atualizado em 15 out 2021, 16h18 - Publicado em 16 out 2021, 10h00

O desejo de estar em contato com o natural e o que é primitivo se tornou uma verdadeira tendência na decoração. Especialmente durante a pandemia, em que muitas pessoas ficaram em isolamento social, estilos que trazem a natureza e que oferecem mais aconchego foram muito valorizados. Foi nesse contexto que o cottagecore ganhou força.

Horta na cozinha utilizando marcenaria inteligente na composição
Projeto de Triplex Arquitetura Felipe Araújo/CASACOR

A estética traz os elementos da vida no campo refletidos em qualquer tipo de moradia, seja realmente a casa de campo como também um apartamento no centro de uma metrópole. O essencial é trazer itens e cores que tenham uma atmosfera mais rústica e simples, e agregar isso ao décor.

O cottagecore tem seu significado relacionado a simplicidade, agricultura, natureza e domesticidade. Trazer esses elementos para compor um ambiente, no entanto, pode não ser uma tarefa tão simples, afinal, são elementos muitas vezes rupestres e rústicos, e para quem não segue o estilo, pode ser difícil combiná-lo. Você pode agregar alguns elementos (como fibras naturais, plantas, paletas neutras) ou mesmo fazer um décor completo seguindo o estilo. As opções são infinitas!

O que é cottagecore?

 

CASA COR RIO DE JANEIRO - Tod’s – Armazém Todeschini - O projeto de Pedro Paranaguá reserva uma grande mesa coletiva, da Arquivo Contemporâneo, para degustação. Os quatro pendentes logo acima são feitos de isopor. Tecidos naturais como linho, algodão, couro e corda (Empório Beraldin e JRJ) deixam tudo mais aconchegante, enquanto o papel de parede tipo palha evoca o clima rústico.
CASACOR Rio de Janeiro – Tod’s – Armazém Todeschini – Projeto de Pedro Paranaguá Divulgação/CASACOR

O cottagecore é um novo estilo de decoração baseado em uma estética simples e acolhedora. O objetivo é reunir elementos mais rupestres que criem um cenário mais natural, como uma verdadeira casa de campo.

A tendência começou a ser difundida em algumas redes sociais como Tumblr, Facebook e TikTok, e ganhou ainda mais força após o isolamento social. Isso porque a busca por espaços mais aconchegantes e que conectam os moradores com a natureza se tornou quase que uma necessidade.

Sabe aquele desejo de viajar para um lugar com natureza, em uma cabana simples e aconchegante? Pois bem! A ideia com o cottagecore é trazer esses elementos para dentro do seu lar. A seguir, separamos as principais características para compor esse visual.

Madeira, madeira e madeira!

 

CASACOR São Paulo 2018. Casa Raízes - Triplex Arquitetura. Os painéis pivotantes foram desenvolvidos em madeira e palha. Eles garantem a entrada de luz e ar fresco, além de revelar aos poucos o ambiente e conectá-lo à natureza. O material comanda a cartela de cores naturais em todos os revestimentos, como no teto com trama de fibras.
CASACOR São Paulo 2018. Casa Raízes – Triplex Arquitetura. Felipe Araújo/CASACOR

A madeira é sempre uma aliada incrível para compor a decoração. Super versátil, ela faz bonito em diferentes estilos, e no caso do cottagecore isso não poderia ser diferente. Explorar tonalidades distintas e texturas de madeira no ambiente garantem um mix harmonioso que traz a simplicidade do campo para o lar.

Continua após a publicidade

A ideia é lançar mão sem medo, tanto no piso, como paredes, mobília e por que não no teto também?

Fibras naturais

 

Estúdio HUM Leroy Merlin- Paula Neder e Coletivo PN+ - CASACOR Rio de Janeiro 2019
Estúdio HUM Leroy Merlin- Paula Neder e Coletivo PN+ – CASACOR Rio de Janeiro 2019 Divulgação/CASACOR

O uso de fibras naturais é uma tendência na decoração, e pode contribuir para construir um espaço mais simples, que resgata a filosofia do primitivo. A palha é um exemplo clássico que vem conquistando vários ambientes, e pode ser incorporada tanto em cadeiras, luminárias e outros móveis. A boa notícia é que mesmo se o desejo não for trazer o estilo na íntegra para o seu lar, o uso desse revestimento é super versátil e combina bem com vários outros elementos.

Tecidos leves

 

Clarissa Camanho – Refúgio Aconchego, projeto da CASACOR Mato Grosso do Sul 2021.
Clarissa Camanho – Refúgio Aconchego. CASACOR Mato Grosso do Sul 2021 Denilson Machado/CASACOR

Os tecidos ajudam a criar diferentes camadas de texturas em um ambiente, e quando falamos em cottagecore, o uso de tecidos mais leves, que tragam uma atmosfera mais intimista e tranquila são fundamentais. No ambiente assinado por Clarissa Camanho para a CASACOR Mato Grosso do Sul deste ano podemos ver os tecidos em vários lugares: desde as roupas de cama até o uso no teto para trazer uma iluminação mais suave e um elemento diferente e convidativo.

Plantas na decoração

 

plantas purificam o ar
Apartamento com urban jungle assinado por Anna Luiza Rothier. Divulgação/CASACOR

O uso de plantas na decoração ajuda a compor um ambiente mais natural e vivo. Optar por espécies verdes e abundantes ajuda a dar mais destaque e cria uma atmosfera simples e única, além de dar muita personalidade ao espaço.

Além dos benefícios estéticos, o uso das plantas ajuda também na circulação, qualidade do ar e afasta energias negativas.

Continua após a publicidade

Publicidade