Artboard Created with Sketch.

CASACOR SP conecta pessoas e propósitos com a plataforma Transforma Brasil

Uma conversa com Fábio Silva, à frente da Transforma Brasil e um dos curadores dos eventos e palestras na Semana da Sustentabilidade na CASACOR SP

Fábio Silva, que dirige a Transforma Brasil e colabora com a CASACOR na curadoria de palestras e eventos ligados a responsabilidade e empreendedorismo social.

Fábio Silva, que dirige a Transforma Brasil e colabora com a CASACOR na curadoria de palestras e eventos ligados a responsabilidade e empreendedorismo social. (Divulgação/CASACOR)

Eleito pela Revista Forbes como o principal empreendedor social do País em 2017, Fábio Silva reforça a visão deste tema e da responsabilidade social na CASACOR São Paulo 2019. Com sua curadoria, em co-criação com a equipe do evento, essas pautas fundamentais ganham um importante espaço de discussão e encontro na Arena CASACOR, em uma programação reservada à sustentabilidade.

A partir de 4 de junho, palestras e apresentações culturais vão conectar diferentes mundos para mostrar o quanto o Planeta Casa pode levar o olhar sobre a arquitetura, decoração e paisagismo para outras direções.

Fábio Silva é presidente da Transforma Brasil, uma plataforma digital que estimula o voluntariado e o empreendedorismo social no país. Ela foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais programas de voluntariado das Américas. Há 10 anos, Fábio tem se dedicado à causa da solidariedade, do voluntariado e do bem comum. E com iniciativas sociais tem revolucionado a forma como o brasileiro se envolve em causas sociais.

Como a Transforma Brasil e a CASACOR se encontraram?

A relação começou em 2018 na CASACOR Pernambuco, onde temos a plataforma Transforma Recife. Eles nos convidaram para assinar a área de responsabilidade social e empreendedorismo social do evento. Então São Paulo conheceu nosso trabalho, e este ano trazemos talks sociais durante a programação da CASACOR SP. Reunimos empreendedores reconhecidos em todo o Brasil para falar sobre o que eles fazem, onde fazem e como estão mudando o mundo. Eles vão convidar todo mundo a mudar o mundo junto com eles na Arena CASACOR.

Quais os temas em destaque na Semana da Sustentabilidade da CASACOR SP?

Mariana Serra vem falar sobre como transformar suas viagens e férias em propósito – seja indo ao Quênia, Moçambique ou ao sertão do Brasil para fazer trabalho voluntário. O André Soler, do Projeto SP Invisível, conversa sobre como sai pelas ruas dando foto, voz e texto a pessoas em situação de rua que são invisíveis na cidade de São Paulo. Juliana Camargo vem contar a história da Ampara Animal, uma das principais ONGs voltadas à causa animal. Outro destaque são os projetos sociais da periferia da cidade que vão se apresentar na CASACOR SP, como balé, orquestra sinfônica, ações voltadas às causas dos refugiados e outras atividades.

Neste ano, o tema da CASACOR é Planeta Casa. Ele reflete sobre como transformação de si, a partir do lugar onde mora, pode impulsionar uma transformação do mundo. Como os temas de empreendedorismo e responsabilidade social dialogam com essa visão?

Construímos uma programação em conjunto entendendo que quem vem a CASACOR vem para viver uma experiência. Buscamos com esta participação humanizar mais, ligar mundos, trazer a periferia para se apresentar na CASACOR. Isso é muito rico. E, do outro lado o público do evento pode conhecer um mundo ao qual eles não teriam acesso e não seriam impactados, na maioria das vezes. A CASACOR é uma plataforma importante para o Brasil, e estamos muito felizes em dar visibilidade a quem de fato precisa, criando essa rede muito maior. Todo mundo ganha: as pessoas que visitam, a cidade e o planeta.

Saiba mais

O Transforma Brasil conecta quem quer ajudar a quem precisa de ajuda. Várias organizações sem fins lucrativos precisam de advogado, médico, professor, jornalista, designer, contador e não sabem onde encontrar estes e outros profissionais. Eles, muitas vezes, estão dispostos a ajudar e também não sabem como. Depois de iniciar em Recife em 2014, a plataforma passou a atuar em 11 capitais e hoje chega a todo o Brasil.

Qualquer pessoa pode se cadastrar, informando seu perfil, quanto tempo tem disponível, habilidades e causas com que se identifica. A plataforma cruza essas informações com as vagas de trabalho voluntário mais próximas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.