A mostra ocorre pela primeira vez no centro da cidade, entre os dias 24 de outubro e 3 de dezembro
Atualizado em 28 fev 2019, 15:18 - Publicado em 23 out 2017, 11:33
(André Nazareth/)
01/48 - SPA Deca - Paola Ribeiro. Os metais da Deca são expostos como verdadeiras joias, ao lado de peças de design importantíssimas, como as poltronas Esfera, de Ricardo Fasanello, e Benjamin, de Sergio Rodrigues, que para o ambiente, foram forradas com toalha branca. Uma curiosidade: foram usados 350 m de toalhas brancas como revestimento do espaço. (André Nazareth)
02/48 - Lounge Tiffany&Co - Joy Garrido. O projeto é baseado na nova coleção Hardware da marca, inspirada nos metais encontrados no cenário cosmopolita urbano da cidade de Nova York. O simbólico Azul Tiffany aparece em uma das paredes. O teto mostra vigas e tubulações, colocando o industrial contra o requinte do veludo e do mármore. Um pórtico de metal bruto marca o centro do espaço com cinco totens onde são exibidas as joias. (André Nazareth)
03/48 - Lounge Tiffany&Co - Joy Garrido. O projeto é baseado na nova coleção Hardware da marca, inspirada nos metais encontrados no cenário cosmopolita urbano da cidade de Nova York. O simbólico Azul Tiffany aparece em uma das paredes. O teto mostra vigas e tubulações, colocando o industrial contra o requinte do veludo e do mármore. Um pórtico de metal bruto marca o centro do espaço com cinco totens onde são exibidas as joias. (André Nazareth)
04/48 - Espaço Lumina – André Piva e Vanessa Borges. A vista para mar permeia os 80m² deste loft dividido em mezanino e base. Cores sóbrias e um piso cimentado contrastam com a luz que entra pelas grandes janelas. Destaque para a tecnologia de ponta utilizada para automatizar ar condicionado, cortinas, som e luz com comando de voz (André Nazareth)
05/48 - Espaço Lumina – André Piva e Vanessa Borges. A vista para mar permeia os 80m² deste loft dividido em mezanino e base. Cores sóbrias e um piso cimentado contrastam com a luz que entra pelas grandes janelas. Destaque para a tecnologia de ponta utilizada para automatizar ar condicionado, cortinas, som e luz com comando de voz (André Nazareth)
06/48 - ART GARAGE sports bar - Maurício Nóbrega. O conceito deste ambiente parte do princípio de que muitos artistas começaram seus trabalhos em garagens. A partir de então, o profissional reúne em um único lugar estacionamento, quadra de basquete, bar e galeria de arte. O mobiliário conta com peças de antiquário, objetos antigos e reformados do próprio arquiteto, além também de móveis contemporâneos. Destaque para a iluminação dramática de Maneco Quinderé e a arte urbana nas paredes que evidenciam o design do carro Renault Captur. (André Nazareth)
07/48 - ART GARAGE sports bar - Maurício Nóbrega. O conceito deste ambiente parte do princípio de que muitos artistas começaram seus trabalhos em garagens. A partir de então, o profissional reúne em um único lugar estacionamento, quadra de basquete, bar e galeria de arte. O mobiliário conta com peças de antiquário, objetos antigos e reformados do próprio arquiteto, além também de móveis contemporâneos. Destaque para a iluminação dramática de Maneco Quinderé e a arte urbana nas paredes que evidenciam o design do carro Renault Captur. (André Nazareth)
08/48 - Network Living - Laura Santos. Partindo de um estilo industrial, a profissional buscou criar um ambiente confortável que estimule a produtividade e a interação. Para as reuniões, o espaço tem mesa Legg, de Jader Almeida, com tampo em mármore nero preto fosco, com cadeiras Herman Miller. Outras peças de renomados designers completam o clima receptivo criado pelo mobiliário. (André Nazareth)
09/48 - Ap. Y - Studio MH Arquitetura | Monique Pampolha e Hannah Cabral. A grande aposta da dupla neste projeto é a setorização de ambientes usando o desnivelamento dos espaços entre si, ao invés da alvenaria que dividiria os cômodos. Para isso, também são usados painel de ferro vazado e marcenaria. A cartela de cores traz uma atmosfera contemporânea e industrial. Na suíte, a cama foi elevada proporcionando uma melhor visualização da Baía de Guanabara. (André Nazareth)
10/48 - Refúgio do Consultor de Arte - Studio 021 Arquitetura - Paula Wetzel e Camila Simbalista. A obra do francês Marcel Proust, “Em busca do Tempo Perdido”, foi a inspiração para esse estúdio de 38,7m². O objetivo foi criar um refúgio para que seu ocupante possa ler, trabalhar ou receber amigos. As peças de arte são protagonistas no espaço, não sendo somente expostas, mas ordenadas para revelarem sua relação com o personagem. (André Nazareth)
11/48 - Pool Bar - Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge. Um ambiente despojado, com cara de hotel dedicado à convivência e ao lazer. Na parte interna, a linguagem é contemporânea, com revestimentos mais brutos. No bar, os arquitetos criaram uma "cápsula" escura: teto rebaixado e paredes pintadas de preto tornam o ambiente bem intimista. Um dos diferenciais do projeto está nos vários níveis criados pelas piscinas, com hidromassagem, borda infinita, espelho d´água. (André Nazareth)
12/48 - SPA Deca - Paola Ribeiro. O espaço é pautado na experiência sensorial do visitante. O SPA ganha uma atmosfera clean no uso do branco e convida a um mergulho relaxante com chuveiros, espreguiçadeiras, sala de massagem e banho de imersão. (André Nazareth)
13/48 - Pool Garden - Karyne Lima e Guiherme Portugal. Para emoldurar a piscina e criar um espaço relaxante, os profissionais escolheram uma vegetação tropical. (André Nazareth)
14/48 - Wine Bar - Anna Malta e Andrea Duarte. Com 88m², esse ambiente tem atmosfera contemporânea e relaxante, perfeita para apreciar um bom vinho ou confraternizar com amigos. A paleta de cores é um degradê que vai do azul chumbo até o verde folha. Grandes nomes do design brasileiro como Leonardo Lattavo e Pedro Moog, da Latoog, e Zanini de Zanine marcam presença junto de uma escultura assinada por Ildeu Lazarini. (André Nazareth)
15/48 - Atrium - Ivan Rezende. O projeto é inspirado no Porto da Cidade do Rio de Janeiro. O profissional brinca com as escalas e formas do mobiliário para compor o décor do espaço, com destaque para os bancos da linha Porto, de sua autoria. A partir de um módulo inicial da peça, é possível montar várias combinações, criando flexibilidade para o espaço público. (André Nazareth)
16/48 - Loft Cosmopolita - Alessandro Sartore, Arthur Falcão, Fabiana Gonçalves e João M.Schiewe. Foi buscando criar um espaço perfeito para qualquer parte do mundo que os profissionais projetaram o Loft Cosmopolita. Com design limpo e elegante, o ambiente sem paredes conta com quarto, sala, cozinha e banheiro. Destaque para o sofá Isay, de Isay Weinfeld, a poltrona 3 Pés de Lina Bo Bardi e a cadeira Oscar, de Sérgio Rodrigues. (André Nazareth)
17/48 - Livraria - Leandro Neves. O layout foi pensado para que o contato com o livro aconteça de forma espontânea: pegar um título e folhear. O ambiente é um convite à leitura com atmosfera vintage e um toque contemporâneo. A maior parede do ambiente foi revestida com uma grande estante, tendo um vão central, que é a entrada do espaço. (André Nazareth)
18/48 - Lobby – Gisele Taranto. Nesse espaço, os elementos brasileiros são foco: as pedras exóticas brasileiras no piso e nas paredes se somam ao mobiliário de design de grandes nomes. Destaque para Poltrona Alta com banqueta e marquesas de Oscar Niemeyer, mesa de centro Arcos e laterais Ciranda, de Ricardo Fasanello, sofás Bow, de Bruno Faucz e poltronas Dora e Celine, de Jader Almeida. (André Nazareth)
19/48 - Loft do Comandante - Jorge Delmas. Um comandante de um navio transatlântico é o protagonista desse ambiente. Através de um sistema de divisórias deslizantes, é possível integrar ou isolar sala, cozinha, quarto e banheiro. Na cozinha, destaque para os móveis com pintura artesanal oxidado níquel, que tem um efeito de metal envelhecido pelo tempo, e para a ilha de mármore nero marquino preto e branco. Quadros de Tomie Ohtake e Rubens Gerchman e uma escultura de Amilcar de Castro compõem o décor. (André Nazareth)
20/48 - Casa de Brincar - Leila Bittencourt e Cristiana Spinola. O espaço apresenta duas casinhas ligados pelos fios de uma grande "cama de gato", obra da artista plástica Danielle Cukierman. Cada canto do ambiente apresenta uma proposta de brincar. Uma parede é revestida por blocos de montar. Outras, por uma lousa para desenhar, formas geométricas para encaixar. Um painel colorido, feito de pôsteres lambe-lambe, conta um pouco da história do Porto do Rio (André Nazareth)
21/48 - Loft da Investidora – Ana Lúcia Jucá. A maravilhosa vista da Baía da Guanabara inspirou a profissional a projetar um loft para uma investidora que trabalha no prédio, composto por quarto e living. Espelhos e backlights associados com a abundante luz natural trazem leveza e transparência para o espaço. Destaque para o delicado guarda-roupas de cristal. (André Nazareth)
22/48 - Cozinha Gourmet da Estilista – Cristina Côrtes. Esse espaço foi projetado para ser não só uma cozinha, mas também um espaço corporativo. Com 64 m², ela foi criada para a profissional de moda que deseja receber seus clientes em casa. Todo o ambiente foi revestido em painéis com acabamentos em laca metalizada e amadeirado, assinados pela estilista Glória Coelho. (André Nazareth)
23/48 - Observatório – David Bastos. Esse amplo espaço de 140 m² foi projetado para admirar a maravilhosa vista do mar do Rio de Janeiro. Para isso, estão à disposição dos visitantes telescópios, uma série de poltronas, sofás e pufes. O design do mobiliário é leve, misturando tons de cinza, rosa, verde água e azul petróleo. Folhagens e palmeiras completam o clima contemplativo. (André Nazareth)
24/48 - Espaço Tem.po - Luiza Bottino e Valeska Ulm. No espaço de estar de 70 m², a dupla propõe um momento de pausa e reflexão. Móveis brasileiros contemporâneos assinados por José Zanine Caldas, Zanini de Zanine e Hugo França valorizam o design feito à mão. Inspiradas no movimento do Porto, a dupla desenhou quatro chaises que, com leveza, deslizam através de um trilho num bloco de concreto. (André Nazareth)
25/48 - Restaurante – Antonio Neves da Rocha. Esse ambiente repleto de referências históricas foi projetado com base em um antigo retrato do Conselheiro Mayrinck, o maior empreendedor brasileiro do final do século XIX. O tapete com tons de azul remete ao mar e ao Porto vem acompanhado de cadeiras em estilo dos anos 1950, mesas com tampo espelhado e o balcão de antiquário. Três pinturas contemporâneas de Daniel Lannes completam o espaço. (André Nazareth)
26/48 - Loft da Executiva – Claudia Pimenta e Patricia Franco. Pensando em uma empresária com alma cosmopolita as profissionais criaram esse elegante espaço. Na paleta de cores predomina o pink millennial, um tom de rosa nude. Móveis cheios de personalidade, como o sofá em linhão branco curvo e estantes e armários de vidro, preenchem o ambiente. Destaque para a poltrona de balanço suspensa, perfeita para apreciar a vista da Baía da Guanabara. (André Nazareth)
27/48 - Estúdio do Escritor - Caroline Taveira, Mariana Barbosa e Barbara Schwartz. Inspirado em um escritor de literatura fantástica, o estúdio versátil abriga quarto, living, cozinha e banheiro. O projeto, assinado pela equipe vencedora do Archathon, é completamente modificável, partindo do sofá modular que pode ser adaptado de acordo com a necessidade do morador. A decoração possui referências escandinavas e o contraste entre o branco e o preto, ressaltado na paginação de granito que se estende da cabeceira da cama ao banheiro. (André Nazareth)
28/48 - Estúdio do Escritor - Caroline Taveira, Mariana Barbosa e Barbara Schwartz. Inspirado em um escritor de literatura fantástica, o estúdio versátil abriga quarto, living, cozinha e banheiro. O projeto, assinado pela equipe vencedora do Archathon, é completamente modificável, partindo do sofá modular que pode ser adaptado de acordo com a necessidade do morador. A decoração possui referências escandinavas e o contraste entre o branco e o preto, ressaltado na paginação de granito que se estende da cabeceira da cama ao banheiro. (André Nazareth)
29/48 - Loft do Empresário Carioca - Cristina Japiassú. O espaço é dedicado a um empresário carioca de estilo despojado e, ao mesmo tempo, chique. O projeto aberto e integrado preza a multifuncionalidade e a convivência. A decoração é leve com uma paleta de cores neutras. A madeira clara está em todo o ambiente − no piso, nas paredes e em painéis geométricos desenhados por Cristina, que fazem uma sutil divisão dos ambientes. Outras texturas se destacam no ambiente, como o mármore branco, os espelhos e os revestimentos como couro e linho. (André Nazareth)
30/48 - Cinema + Arte - Bianca da Hora e Jacira Pinheiro. Com o intuito de despertar sensações, as profissionais trazem um ambiente que foi concebido em duas áreas: uma caixa de concreto que funciona como galeria de arte e um lounge com telões que interagem com o visitante. A mulher é o ponto central desse espaço e é homenageada através do design e da arquitetura. O cinema é marcado pelo estilo industrial, com tubulações aparentes no teto e com móveis que evidenciam a atmosfera feminina, com peças assinadas como o Sofá Joy e a Poltrona Shell, pelo Estudiobola, a Poltrona PK6, pelo designer Paulo Kobylka e a Arandela Jabuticaba, assinada por Ana Neute. (André Nazareth)
31/48 - Skyline Bar - Caco Borges e Mauricio Prochnik. Os profissionais se inspiraram na própria arquitetura do prédio sede para criar o projeto do bar da mostra. Nos 355 m² sofás, poltronas, puder e mesas de apoio, com estilo contemporâneo, ficam distribuídas e convidam o visitante a uma pausa para brindar com amigos. Destaque para os jardins verticais, assinado por Simone Granjeiro, com plantas desidratadas, que recebem um charme do projeto luminotécnico. O Bar é operado pela Cooking Buffet. (André Nazareth)
32/48 - Oficina de flores - Vera Rebello. O mais importante do espaço é a beleza das flores, por isso a profissional investiu em uma decoração mais leve e fluída. O mobiliário antigo faz as vezes de prateleiras óbvias, podendo ser um bufê, uma escrivaninha, escadas e uma estante. O antigo mesão e os bancos, de pinho de riga, servem tanto para expor as espécies de flores quanto como bancada e assento para os participantes dos workshops nos dias de aula. (André Nazareth)
33/48 - 9º andar - RAF Arquitetura. No 9º andar do AQWA Corporate, a CASACOR Rio ocupa todo o piso, onde o escritório que o assina traz espaços voltados para empresas. Unindo a mais alta tecnologia com design, são apresentados três ambientes corporativos. Neste da foto, é uma apresentação de uma área com 400 m², pronta para ser ocupada por uma organização. Neste local há mobiliário da empresa suíça Vitra e conta com sala de reuniões e café. (André Nazareth)
34/48 - Galeria de Óculos - Emerson Araújo e Lenora Lohrisch. Os óculos do designer brasileiro Gustavo Gonçalves são as obras de arte expostas nesse ambiente. A dupla criou um espaçoso living, com área de exposição dos produtos e de fechamento de negócios. A principal intervenção arquitetônica é a abertura que dá para o corredor de circulação da mostra e funciona como vitrine. Para dar destaque às peças, o espaço é claro, com piso de porcelanato amadeirado, paredes revestidas com painéis de mdf e aproveitamento da luz natural. (André Nazareth)
35/48 - Espaço CoLab - Paula Neder e Luiz Fernando Grabowsky. Com 90 m², o living para receber amigos reúne arte e convida os presentes a admirarem a beleza da vista. Destaque para a pérgola de madeira no teto que conduz o olhar do visitante para fora do espaço. No mobiliário, um sofá de linhas curvas receber os convidados dos dois lados; um balanço suspenso de couro, a poltrona Maas e outras peças completam o conceito do espaço. Para finalizar, as obras de artes trazem charme e cor ao decór: o painel de mosaico de Paulo Werneck, com destaque para o Cristo Redentor e os quadros do Coletivo Muda. (André Nazareth)
36/48 - Café CASACOR - Bel Lobo, Bob Neri e Mariana Travassos. Nos 112 m², as profissionais mantiveram as características originais do empreendimento demarcando a ocupação com uma espécie de “ambiente suspenso”. O trio usou uma estrutura de Cross Laminated Timber (CLT), ou laminado de madeira cruzada, que promove esse efeito. Além disso, o desenho do piso sobe para as faces superiores do mobiliário. As paredes expõe com charme o concreto e tubulações aparentes. O local é operado pela Deli Delícia. (André Nazareth)
37/48 - Mercearia da Casa - Roberta Nicolau. O ambiente funciona como mercearia e pizzaria, e a divisão de ambos é feita pela escultura de madeira cortada a laser, em formato de painéis pivotantes, que fica localizada logo na entrada. A mistura de texturas nos revestimentos − cimento queimado, tijolos, pedra − resulta em uma combinação bem contemporânea. Nos dois espaços, há uma estrutura de ferro escultural no teto e o balcão é revestido com azulejos hidráulicos, criando uma linguagem única. O mobiliário reúne peças de designers brasileiros. O cardápio e a mercearia são comandados pela Deli Delícia. (André Nazareth)
38/48 - Lounge de Saída - David Defizio. O ambiente da mostra que “dá tchau” e convida o visitante para aguardar a próxima edição traz tons vibrantes e uma atmosfera alegre. No lounge do CasaShopping, o verde escuro se torna base do projeto, que recebe acabamentos nobres e neutros, como o mármore, o aço inox, a madeira, linhão e veludo. Os móveis possuem essência italiana, mas a brasilidade também se faz presente em diversos elementos, como na tela de Burle Marx, em tons de verde. (André Nazareth)
39/48 - Espaço Tishman Speyer - RAF Arquitetura. O lounge receptivo de 115 m², que recebe e dá acesso ao público para outros ambientes como área de estar e reunião, bar, sala multimídia e sala de projeção conta a história da Tishman Speyer e seus famosos prédios, como o Rockefeller Center e o Chrysler Center, nos EUA. Todo o espaço foi revestido por planos e geometrias que insinuam levar o visitante a uma dimensão “ fora da caixa”. Esses elementos foram decompostos da logomarca da empresa, o "T" e o "S". (André Nazareth)
40/48 - Bilheteria – Raul Moras e Fernanda Bessone. Utilizando um estilo industrial moderno e convidativo, a Bilheteria da mostra traz para a mostra o conceito de self-storage: oferecimento de espaços para que os visitantes guardem seus próprios pertences. Para isso foram posicionados boxes dispostos ao longo da parede lateral. Destaque também para a parede de cobogó cimentício e o balcão de pedra. (André Nazareth)
41/48 - Loja da Casa - Thais Parahyba. Inspirada na arquitetura do prédio, a arquiteta idealizou um projeto onde marcenaria, paredes e teto se interagem, integrando também os objetos de decoração em uma única linguagem. A madeira se faz presente nos móveis, nas diversas tonalidades. Destaque para o teto, onde foram criados triângulos “flutuantes”. (André Nazareth)
42/48 - Indio da Costa Design Shop - Guto Índio da Costa. Uma parede inclinada rasgada com nichos retro iluminados, como uma onda, é a galeria que expõe pela primeira vez diversos produtos da Indio da Costa Design. Com 72 m², a loja traz lançamentos como a linha de bancos de concreto e a edição comemorativa da ICZERO1. (André Nazareth)
43/48 - Espaço de Bem-Estar – Angela Leite Barbosa. A profissional elaborou este criativo espaço para apresentar o Lapinha SPA, do município de Lapa no Paraná. O ambiente conta com uma área para venda de pacotes do SPA, uma sala de relaxamento e uma loja de produtos orgânicos de fabricação própria do Lapinha. Tons claros contrastam com a madeira e os tons de cinza utilizados nas paredes e no piso para criar uma atmosfera tranquila. Destaque para o toque de humor das formigas escultóricas assinadas pelo artista plástico Antônio Carlos Laet. (André Nazareth)
44/48 - Ilha nas Alturas Booking - Mario Santos. O espaço de 140 m², assinado pelo profissional em parceria com a Booking.com, vai de encontro ao consumismo e à correria, buscando uma vida mais equilibrada e tranquila. O ambiente integra suíte, sala de estar e jantar. A madeira é a protagonista do projeto. O destaque fica por conta do corredor de acesso, que se dá por um túnel de ripas de madeira que é aliado ao projeto luminotécnico para criar uma atmosfera ainda mais interessante. Os brises, também do mesmo material ecológico, percorrem e interligam as áreas do loft. (André Nazareth)
45/48 - Loft (U) - Studio ro+ca | Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho. A atmosfera industrial do loft traduz também o conceito do espaço: um ambiente sem gênero ou sexo, para um casal U (Undefined). As estruturas do edifício que abriga a mostra ficam expostas, com mix de revestimento no piso, ora cimentado, ora de madeira. Para delimitar os espaços, divisórias de ferro e vidro canelado. A vista da Baía do Guanabara invade e complementa a decoração do ambiente. (André Nazareth)
46/48 - Loft (U) - Studio ro+ca | Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho. A atmosfera industrial do loft traduz também o conceito do espaço: um ambiente sem gênero ou sexo, para um casal U (Undefined). As estruturas do edifício que abriga a mostra ficam expostas, com mix de revestimento no piso, ora cimentado, ora de madeira. Para delimitar os espaços, divisórias de ferro e vidro canelado. A vista da Baía do Guanabara invade e complementa a decoração do ambiente. (André Nazareth)
47/48 - Gabinete de Curiosidades - Patricia Fendt. O ambiente retrata um colecionador das áreas de biologia e realizações humanas. No 56 m² do lounge, há uma grande bancada com banquetas Girafa de Lina Bo Bardi e estantes cheias de livros e artefatos curiosos. Na outra área do espaço, um sofá central em L − grande e sem encosto − e uma luneta onde os visitantes podem usufruir da vista e explorar a cidade. (André Nazareth)
48/48 - Box 21 - Beta Arquitetura - Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida. A dupla de profissionais se inspirou nos lofts nova-iorquinos para criar o espaço ideal para um empresário paulista. Os tons de cinza e preto com toques de verde e rosa dão delicadeza e criam uma atmosfera cosmopolita. O pé-direito alto foi a motivação para projetar o banheiro dentro de uma caixa, the box, de vidro. Destaque para o jardim assinado pela paisagista Carmen Mouro e cadeiras de Jader Almeida. (André Nazareth)
COMO CHEGAR?
Metrô/VLT: Pegar o metrô, saltar na Cinelândia ou na Carioca e pegar a linha 1 do VLT em direção à Rodoviária. Saltar na Cidade do Samba
Táxi / Uber / Cabify: O Aqwa Corporate fica em frente a Cidade do Samba, na Via Binário do Porto, 299.