Continua após publicidade

Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo

Com atmosfera de balneário chique, mas rústico, o projeto de Amanda Miranda – do elenco CASACOR Rio – virou o novo lar de um casal com filhos universitários

Por Nádia Sayuri Kaku
11 jul 2024, 18h00

Quando o casal com filhos adultos resolveu trocar o apartamento na Praia do Pecado, em Macaé (RJ), por uma casa dos sonhos perto do mar, o projeto saiu do zero. O primeiro passo foi adquirir um terreno de 475 m² e, depois, foi convocar a arquiteta Amanda Miranda – do elenco CASACOR Rio de Janeiro – para projetar a residência e cuidar do décor de todos os ambientes.

Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo. Projeto de Amanda Miranda. Na foto, quarto com cabeceira ripada e mesa.
(Luiza Schreier/CASACOR)

“Os clientes pediram uma casa com cobertura de telha cerâmica, uma sala com pé-direito duplo, uma área gourmet compacta sem churrasqueira, quatro suítes – sendo uma com closet para o casal e uma suíte para cada filho –, um escritório que também pudesse ser usado como quarto de hóspede, uma cozinha ampla e funcional, uma piscina pequena com jardim ao redor e uma área interna de estacionamento para quatro carros”, enumera a arquiteta.

Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo. Projeto de Amanda Miranda. Na foto, sala com painel de TV ripada, adega e escada.
(Luiza Schreier/CASACOR)

O conceito geral foi criar uma casa contemporânea e funcional (num total de 195 m²), com atmosfera de balneário chique, ligeiramente rústica. “Como os clientes gostam de praia, surfe e ciclismo e são muito ligados à natureza, a casa precisava ter um pouco dessas referências, mas sem perder a sofisticação”, pontua.

Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo. Projeto de Amanda Miranda. Na foto, sala de estar com varanda com teto de palha, armário ripado e sofá.
(Luiza Schreier/CASACOR)

Para a fachada, as esquadrias deslizantes de PVC preto ebanizado trouxeram um ar mais contemporâneo para a construção. Outro elemento importante são os pergolados que abraçam o volume da sala e cobrem toda a varanda, criando uma sombra agradável graças ao forro de fibras de bambu trançadas.

Continua após a publicidade
Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo. Projeto de Amanda Miranda. Na foto, sala com parede ripada, pranchas de surfe e varanda.
(Luiza Schreier/CASACOR)

Internamente, na sala de estar projetada com pé-direito duplo, rouba a cena a estante de carvalho natural, com painel ripado deslizante na frente, que permite camuflar a TV para deixar o espaço mais elegante. Outro destaque são as duas pranchas de surfe fixadas no alto da parede, com função decorativa.

Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo. Projeto de Amanda Miranda. Na foto, espaço gourmet com parede de pedra, mesa e integração com a cozinha.
(Luiza Schreier/CASACOR)

Para trazer um pouco dos materiais naturais para o projeto e reforçar a atmosfera de balneário chique, Amanda revestiu algumas paredes da sala de estar e jantar com placas retangulares de pedra bruta apicoada, estofou cadeiras, sofás e poltronas em tecidos off-white e tons de areia e usou móveis de madeira e cortinas de linho claro.

Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo. Projeto de Amanda Miranda. Na foto, cozinha em estilo retrô e armários cinzas.
(Luiza Schreier/CASACOR)

A cozinha foi projetada predominantemente em tons de cinza, com muitos armários (de visual retrô) e toques de madeira para se conectar ao décor da sala. Ao fundo da bancada onde fica o fogão, a arquiteta criou um painel de marcenaria com três folhas deslizantes, que permitem integrar a cozinha à sala de jantar ou isolar os espaços, quando necessário. “A cozinha conta ainda com uma pequena copa integrada para as refeições rápidas do dia-a-dia”, diz a arquiteta.

Continua após a publicidade
Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo. Projeto de Amanda Miranda. Na foto, espaço gourmet com ilha e parede de pedra. Churrasqueira e ilha.
(Luiza Schreier/CASACOR)

Instalada na varanda, próxima à piscina, a área gourmet tem o mesmo revestimento de parede de pedra bruta da sala de jantar. Já as bancadas foram executadas com pedra ultracompacta em dois padrões – na parede ao fundo é reta e se assemelha ao mármore travertino, enquanto na península tem tom terroso e forma sinuosa. Já os armários foram executados em marcenaria com acabamento de madeira e portas ripadas vazadas para garantir ventilação interna.

Casa de praia 195 m² feita do zero une natureza, surfe e ciclismo. Projeto de Amanda Miranda. Na foto, varanda com churrasqueira, jardim e piscina.
(Luiza Schreier/CASACOR)

Com um jardim vertical exuberante ao fundo (que também pode ser avistado da sala), a piscina conta com uma área de SPA e um deque molhado, com a opção de água aquecida.

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo