O novo projeto do
Estúdio Guto Requena é um lar
hiper-conectado, que prioriza soluções sustentáveis e transforma um ícone da
arquitetura moderna paulistana, datado de 1962 e desenhado por Botti e Rubin, num habitat
flexível e
reconfigurável. (Maíra Acayaba / CASACOR)
O apartamento rompe com a configuração tradicional do apartamento, que reproduzia a chamada tripartição burguesa, originada na França no século XVIII e que setorizava as casas em áreas social, íntima e de serviços. (Maíra Acayaba / CASACOR)
Com uma planta flexível, o projeto permite que se desloquem paredes ou peças de mobiliário, e compreende uma participação ativa do morador na sua constante reconfiguração. (Maíra Acayaba / CASACOR)
No Apartamento Varanda, ao invés de se conceber um projeto a partir dos cômodos, como quarto, sala e cozinha, buscou-se desenhar uma casa a partir das suas atividades, como por exemplo, trabalhar, dormir, comer, receber amigos, cuidar das roupas ou relaxar. O resultado é uma arquitetura dinâmica e interativa, capaz de acolher diferentes práticas cotidianas. (Maíra Acayaba / CASACOR)
(Maíra Acayaba / CASACOR)
Uma longa floreira suspensa atravessa todos ambientes integrados e desenha, junto com os vasos de chão e pendentes, um bioma particular. (Maíra Acayaba / CASACOR)
A presença de vegetação em escala nos ambientes é capaz de criar um microclima específico, diminuindo as altas temperaturas e melhorando a qualidade do ar, premissas importantes em uma cidade como São Paulo. (Maíra Acayaba / CASACOR)
Todos os mobiliários e peças de decoração foram especialmente selecionados e guardam histórias pessoais e coletivas, no que tange a história do design brasileiro. Nomes de peso do design nacional como Sérgio Rodrigues, Jean Gillon, Irmãos Campana, Zanine Caldas e Lina Bo Bardi dialogam com peças de jovens designers brasileiros como Guilherme Wentz, Ronald Sasson, Daniel Jorge, Lucas Neves, Carol Gay, Jacqueline Terpins, Ovo Design, PAX Arq e Alva Design. (Maíra Acayaba / CASACOR)