Apartamento de 153 m² integra as áreas sociais com marcenaria clara
Localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo, o apartamento reformado pelo Estúdio Maré ganhou uma atmosfera industrial e muitas plantas
O escritório de arquitetura Estúdio Maré foi procurado por um jovem casal para reformar um apartamento 153 m² localizado no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. “Os clientes nos procuraram para reformar esse apartamento novo entregue no contrapiso”, comenta Lívia Leite, arquiteta que comanda o escritório.
O objetivo do projeto era não só valorizar a área social da sala e da cozinha – espaços muito valorizados pelo casal -, como também dar mais enfoque ao paisagismo e trazer uma pegada industrial no décor.
O ponto de partida da reforma foi a ampliação da área total da cozinha, que antes dividia espaço com um home office localizado entre os ambientes da sala e da cozinha. “Ampliamos o espaço através da demolição da alvenaria do home office e aproximamos a sala da cozinha para que os acabamentos escolhidos para os dois ambientes se complementassem”, explica a profissional.
Uma grande bancada em granito Pitaya foi então instalada junto à marcenaria amadeirada e a detalhes em cinza azulado. Na sala, o mesmo tom de madeira foi aplicado no piso de madeira natural para deixar o apartamento mais aconchegante e conectar visualmente os ambientes.
O destaque da sala de estar fica por conta da estante suspensa, que atravessa o vão entre a sala e o terraço e permite criar mais espaços para abrigar pequenos vasinhos – um pedido muito reforçado pelos clientes.
“Para o lavabo criamos um painel ripado mimetizado em marcenaria que esconde a porta de entrada e que fica de frente para a porta de acesso do apartamento”. Na parte interna, foi escolhido um ladrilho azul marinho para revestir o piso e a meia parede com cuba esculpida.
No quarto do casal, a ideia foi criar um espaço leve e aconchegante, que se materializou através da escolha da madeira e do tom de areia do armário do closet. O efeito industrial ficou por conta dos tijolinhos, que preenchem a parte superior da cabeceira de ripas largas. Cimento queimado, mármore e madeira foram os materiais escolhidos para valorizar o banheiro do casal e deixá-lo mais aconchegante.
O apartamento recebeu ainda um cantinho especial: “o cliente gosta muito de estudar música então criamos esse espaço dedicado a isso. Tons mais escuros deixam o espaço com a atmosfera de um estúdio musical“, finaliza Lívia.