8 maneiras elegantes de usar vidro na arquitetura e decoração

Além de promover integração e maximização de ambientes, o elemento favorece a iluminação e pode ser sofisticado se bem harmonizado com o décor

Por Fernanda Drumond Atualizado em 24 mar 2017, 18h16 - Publicado em 24 mar 2017, 18h00

O vidro é um importante aliado da arquitetura e decoração. Além de promover a integração e a maximização de ambientes, o elemento favorece a iluminação do espaço e pode ser elegante e sofisticado se bem harmonizado com o décor. 

Apesar de sua aparência delicada, o vidro é considerado um material nobre e de fácil manutenção, se usado de forma apropriada. O uso em móveis, divisórias, fachadas, teto e até uma casa inteira é corriqueiro nos projetos. As novidades aparecem nas diferentes maneiras em que são inserido e nas inovações tecnológicas que os acompanham, como no controle da entrada de luz solar e a produção e o reaproveitamento sustentável.

Na CASACOR Rio de Janeiro 2016, Gabriela Eloy e Carolina Freitas criaram um refúgio imerso nos jardins assinados por Burle Marx. A Casa de Vidro possui grandes aberturas que proporcionam a conexão entre o paisagismo e a construção. As linhas retas, inspiradas na arquitetura modernista, são valorizadas com a utilização das paredes de vidro.

A casa foi montada em apenas 25 dias em estrutura metálica. A ideia era que a arquitetura sumisse em meio ao verde. O espaço abrigava living e uma área de trabalho. Confira outros usos do vidro na galeria de ambientes acima!

 

Continua após a publicidade
Publicidade