5 tendências que você vai ver na próxima CASACOR Rio de Janeiro

Aviso: contém spoilers da próxima edição, que acontece no bairro do Jardim Botânico, de 02 de março a 25 de abril de 2021

Por Redação Atualizado em 13 jan 2021, 12h41 - Publicado em 8 jan 2021, 08h00
Casarão no Jardim Botânico vai sediar a edição especial de 30 anos da CASACOR Rio.
André Nazareth/CASACOR

Ainda falta um tempinho até que a CASACOR Rio de Janeiro abra nossa temporada de decoração 2021. Mas a gente já antecipa aqui cinco das tendências que vocês vão ver na mostra, que vai ser bem diferente de suas edições anteriores. Híbrida, terá uma versão presencial, de 02 de março a 25 de abril de 2021, com foco na experiência de visita à casa: um palacete icônico no Jardim Botânico rodeado por 12 mil m² de Mata Atlântica. E uma versão digital que vai privilegiar novos formatos permitindo que o público explore cada cantinho dos 38 ambientes – entre espaços, pátios e jardins – em vídeos interativos e tours 3D.

1. Arquitetura efêmera. Construções leves que podem ser facilmente transportadas de um lugar a outro estão cada vez mais em voga. E é isso que o escritório Diego Raposo Arquitetura pretende levar à mostra. Num cantinho charmoso que mais parece um jardim secreto, serão montados dois iglus infláveis, de plástico, verdadeiros refúgios portáteis idealizados para propiciar uma maior conexão com a natureza.

2. Jardins internos. Os jardins que cercam a residência são uma das grandes inspirações dos arquitetos. A Ouriço Arquitetura, por exemplo, traz uma nova concepção de Sala de Banho levando uma árvore para o centro do principal banheiro da Residência Brando Barbosa. Em volta da árvore, uma pia circular desenhada pelo escritório e executada exclusivamente pela Deca permite que os “moradores” escovem os dentes ou lavem as mãos à sombra da árvore. Detalhe para o reuso da água da pia usada também para irrigar a planta.

3. Casa multiuso. Não importa o tamanho da casa ou apartamento, nos últimos meses todo mundo viu as funções de cada espaço da casa se multiplicar. As arquitetas Tatiana Lopes e Tatiana Mendes criam um ambiente pensado para múltiplos usos: uma saleta de estar que é também home-office, home-fitness e ainda pode servir para abrigar um hóspede. E tudo isso em meros 20 m².

4. Varandas, varandinhas e terraços. Os espaços abertos ganharam ainda mais importância durante a pandemia. Quem mora em apartamento e tem uma varanda ou terraço, aproveitou o espaço. Quem não tem, desejou como nunca se mudar para um endereço com essa possibilidade. Tanto que a paisagista Anna Luiza Rothier que sempre faz jardins em nossas mostras, optou por uma varanda esse ano. A ideia é mostrar as múltiplas funções que o cômodo extra pode desempenhar: espaço para começar o dia, fazer as refeições, relaxar, receber convidados.

5. Jeito carioca de morar. E, claro, que a mostra carioca vai mostrar aquele jeitinho sofisticado e despojado que só os moradores do Rio têm. Ele poderá ser visto em praticamente todos os ambientes, mas vale dar uma olhada extra no ambiente da designer de interiores Paola Ribeiro, que interpreta o casual chic em sua Suíte do Casal.

Serviço CASACOR Rio de Janeiro

Quando?
02 de março a 25 de abril de 2021

Onde?
Instituto Brando Barbosa (IBB)
Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico

*datas sujeitas à alterações

Continua após a publicidade
Publicidade