A cenografia indicada ao
Oscar 2024 de
Poor Things (Pobres Criaturas, em português) tinha como objetivo criar um "
filme de estúdio dos anos 1930 com a tecnologia de hoje", segundo os designers de produção do filme em entrevista à revista britânica Dezeen. Dirigido por
Yorgos Lanthimos,
Poor Things, o aguardado oitavo longa-metragem do cineasta, conta a história de
Bella Baxter, interpretada por
Emma Stone, que tem a mente de uma criança presa no corpo de uma mulher adulta e que segue uma figura parecida com Frankenstein enquanto ela
descobre o mundo em toda a sua maravilha e miséria.
(Searchlight Pictures / CASACOR)
"O roteiro ditou nosso caminho para o mundo que estávamos tentando fazer, e a primeira maneira foi descobrir como Bella vivia", disse Shona Heath, que co-criou o design de produção do filme com James Price. Grande parte do longa foi gravado em
sets em
Budapeste, Hungria, com apenas uma pequena parte realmente filmada em locais existentes. Para criar o interior da casa de Bella, Heath e Price se inspiraram no
neoclássico Sir John Soanes Museum, em Londres, repleto de pinturas, antiguidades e obras de arte coletadas por seu proprietário no século XIX.
(Searchlight Pictures / CASACOR)
Brincando com
contrastes e texturas diferentes, eles também se concentraram em
"emendar" a arquitetura de forma semelhante a como o médico, interpretado por Willem Dafoe, emenda animais e outros assuntos. Em vez de criar os cenários domésticos fragmentados, a casa foi criada em
uma única peça, permitindo que os atores fluíssem facilmente de espaço em espaço e adicionando um
senso de realismo ao mundo surreal. Enquanto o primeiro ato se passa principalmente
dentro da casa de Bella e do centro cirúrgico onde Baxter faz animais híbridos, o filme rapidamente passa a retratar a
jornada de Bella pelo mundo. Para essas cenas, Heath e Price criaram uma
cenografia colorida que ressalta a
diferença entre a criação em preto e branco de Bella e suas experiências de amadurecimento.
(Searchlight Pictures / CASACOR)
Os designers usaram uma
mistura de referências arquitetônicas para os cenários em Lisboa, a primeira cidade que Bella visita. "Procuramos o
fantástico na arquitetura onde quer que fosse, e tínhamos uma enorme biblioteca de detalhes arquitetônicos", disse Price.
Algumas das referências arquitetônicas usadas para Lisboa eram "bastante modernas", segundo Price, que citou como exemplo a obra do arquitecto espanhol
Ricardo Bofill. "Para Lisboa,
combinamos a arquitetura modernista com uma arquitetura muito medieval", disse. Um dos cenários mais importantes do filme, em termos de impacto na história e tempo de permanência no filme, foi o bordel de Paris de
Poor Things. (Searchlight Pictures / CASACOR)
O edifício de
estilo barroco fortemente ornamentado apresenta
janelas fálicas e outros detalhes que sugerem seu uso. Enquanto os espectadores passam menos tempo com Bella em Alexandria, o cenário da cidade – construído como uma
grande miniatura em vez de um local em tamanho real – precisava sublinhar um ponto importante da trama e
dar uma visão condensada de uma cidade inteira.
(Searchlight Pictures / CASACOR)
Para criar a cidade, que é retratada como uma
ilha no oceano ao invés de uma cidade na costa do norte da África, os designers também se basearam em um livro sobre esculturas antigas chamado
Cabinet of Curiosities. A primeira cena em Alexandria é
uma das poucas que foi filmada em um local existente – um restaurante que os designers transformaram em uma
sala de café da manhã que se assemelha a um "covil quase um pseudo vilão de Bond".
(Searchlight Pictures / CASACOR)
Os dois designers receberam uma indicação ao Oscar 2024 por seu design de produção junto com Zsuzsa Mihalek, que foi responsável pela
decoração do cenário. A 96ª edição do Oscar acontece no dia
10 de março de 2024.
Fonte: Dezeen