Continua após publicidade

Exposição no Museu Judaico de SP celebra 30 anos de Alexandre Herchcovitch

Com curadoria de Maurício Ianês, 'Alexandre Herchcovitch: 30 anos além da moda' reúne acervo, fotos e vídeos em retrospectiva da trajetória do estilista

Por Redação
23 abr 2024, 16h00

Os holofotes da moda se voltam para o Museu Judaico de São Paulo, onde a exposição “Alexandre Herchcovitch: 30 anos além da moda” mergulha nos feitos do renomado estilista paulistano. A mostra, uma ode à criatividade e à subversão, apresenta não apenas um acervo de roupas e acessórios icônicos, mas também os detalhes da trajetória e processos criativos de Herchcovitch.

Para os visitantes, a exposição é uma viagem através do tempo, contando desde suas origens como filho de imigrantes judeus, com uma infância humilde e aprendendo a costurar com sua mãe, até sua ascensão às passarelas mais prestigiadas do mundo. Entre os destaques está a primeira caveira desenhada pelo estilista em 1986, ainda adolescente, que se tornou sua marca registrada e objeto de desejo até os dias de hoje. Há também uma seleção de looks que marcaram época, como o macacão de poliamida para o DJ Johnny Luxo em 1993, uma bolsa com o formato da personagem infantil Hello Kitty e a reedição, feita exclusivamente para a exposição no MUJ, de 5 looks da coleção de inverno 2012 que foi inspirada nas vestes de judeus religiosos.

Backstage do desfile de Alexandre Herchcovitch Masculino durante o SPFW com sua coleção de Inverno 2012.
Backstage do desfile de Alexandre Herchcovitch Masculino durante o SPFW com sua coleção de Inverno 2012. (Rafael Canas/Ag. Fotosite/CASACOR)

Mais do que uma retrospectiva da carreira de Herchcovitch, a exposição é um manifesto. Um manifesto pela quebra de padrões de gênero e pela representatividade na moda. A mostra destaca não apenas seu talento como estilista, mas também seu compromisso com a inclusão e a diversidade.

Continua após a publicidade

“Esta exposição é mais do que uma retrospectiva da minha carreira”, diz Herchcovitch. “É uma celebração da diversidade, da criatividade e da resiliência que moldaram meu trabalho ao longo dos anos. Estou emocionado em compartilhar esse momento com o público.”

Desfile de Alexandre Herchcovitch durante SPFW com a coleção de Verão 2003.
Desfile de Alexandre Herchcovitch durante SPFW com a coleção de Verão 2003. (Ag. Fotosite/CASACOR)

Com curadoria de Maurício Ianês, a exposição vai até 08 de setembro com ingressos no valor de R$ 20 inteira; R meia e entrada gratuita aos sábados.

Continua após a publicidade

Alexandre Herchcovitch: 30 anos além da moda
Local: Museu Judaico de São Paulo
Endereço: Rua Martinho Prado, 128 – São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 10 horas às 18 horas (última entrada às 17h15). Excepcionalmente nas quintas-feiras, o horário é das 12h às 21h (última entrada às 18:15)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade