Continua após publicidade

O que fazer no mês de julho em São Paulo? Confira 8 experiências culturais

Em julho, a cidade está preenchida por novas exposições, filmes e espetáculos. A seguir, confira tudo o que você não pode perder!

Por Maria Fernanda Barros
6 jul 2024, 10h00

O mês de julho chegou inaugurando uma série eventos em São Paulo: diversas exposições, filmes, encontros e espetáculos estreiam nesse mês e agitam a cena cultural da cidade. Em meio a tantas possibilidades de passeios na capital paulista, a CASACOR preparou um guia com 8 experiências culturais que você não pode perder na cidade. Confira!

1. Participar d’A Feira do Livro

Até 7 de julho, a terceira edição d’A Feira do Livro está de portas abertas! Mais de 150 convidados marcam presença no festival literário da capital paulista e participam de debates e conversas que têm o livro como protagonista. Os encontros promovem discussões, palestras e seminários sobre os destaques da ficção e não ficção produzidas recentemente no Brasil e em outros países, como Argentina, Portugal, França e Estados Unidos. Confira a programação neste link

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por a feira do livro (@afeiradolivro)

2. Assistir a “Divertida Mente 2”

Nove anos depois, a continuação de uma das obras mais carismáticas da Pixar finalmente chegou às telonas brasileiras! E além da Alegria, Tristeza, Raiva e Nojinho, novas emoções são trazidas à tona em “Divertida Mente 2”. Ao acompanhar o início da adolescência da jovem Riley, a segunda versão do longa promove uma série de reflexões sobre a jornada de amadurecimento inerente à vida humana.

Continua após a publicidade

divertidamente 2

3. Ir à exposição “A origem de Macunaíma” no novo Museu-Casa Mário de Andrade 

Após passar por uma ampliação e reformas estruturais, a Casa Mário de Andrade está pronta para receber os visitantes. A exposição que inaugura o novo espaço é A origem de Macunaíma”, uma experiência interativa que conta a história de uma das obras mais relevantes da literatura brasileira. A partir de recursos de Inteligência Artificial, a mostra recriou a voz de Mário de Andrade para proporcionar aos visitantes uma conversa única com o escritor. A exposição estará em cartaz durante todo o mês de julho, até 4 de agosto, de terça a domingo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Casa Mário de Andrade (@museucasamariodeandrade)

4. Conhecer a moda de rua do Japão na exposição “Sutorito Fashion: Moda das Ruas”

A mostra que foi inaugurada no térreo da Japan House São Paulo (JHSP) destaca a moda de rua do Japão por meio de mais de 100 registros fotográficos desde os anos 1950 até os dias atuais. A seleção, coordenada pelo diretor de moda Souta Yamaguchi, também responsável pela exposição Efeito Japão, no 2° andar, aborda diferentes tendências do street style japonês, além de influências internacionais e mudanças culturais, sociais e políticas que aconteceram ao longo dos anos. A exposição ficará aberta para visitação até 20 de outubro, com entrada gratuita no térreo da JHSP.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Japan House São Paulo (@japanhousesp)

5. Aproveitar o último mês da CASACOR São Paulo 2024

Julho é o último mês para conferir os 70 ambientes e as 5 instalações artísticas que compõem a 37ª edição da CASACOR São Paulo. A maior mostra para os amantes de decoração e arquitetura das Américas está em cartaz até 28 de julho no Conjunto Nacional, icônico prédio localizado no coração da Av. Paulista. Os ingressos variam de R$ 56 (meia entrada) até R$ 111 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria física no segundo andar do Conjunto Nacional ou pelo site.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CASACOR Oficial (@casacor_oficial)

6. Ver e escutar Fernanda Montenegro lendo Simone de Beauvoir

Os 80 anos de Fernanda Montenegro serão comemorados com um encontro entre a maior atriz da história do Brasil e a compilação do pensamento de Simone de Beauvoir, a partir da obra “A Cerimônia do Adeus“. O evento “Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir” até 21 de julho no Sesc 14 Bis, nas quintas, sextas e sábados às 20h e aos domingos às 18h. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fernanda Montenegro (@fernandamontenegrooficial)

Continua após a publicidade

7. Contemplar o espetáculo do Cirque du Soleil 

A partir de 4 de julho, o Cirque du Soleil apresenta CRYSTAL pela primeira vez no Brasil. A 42ª produção do espetáculo acontecerá no Parque Villa Lobos e trará uma apresentação repleta de acrobacias realizadas no gelo.

8. Celebrar os 30 anos do ISA no Museu A CASA do Objeto Brasileiro

Museu A CASA do Objeto Brasileiro realiza a exposição “ISA 30 anos – Por um Brasil Socioambiental”, uma celebração das três décadas de atuação do Instituto Socioambiental (ISA) na defesa dos direitos de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais.

Continua após a publicidade

A mostra apresenta objetos de arte indígena, artefatos artesanais e 30 painéis em tecido com mais de 100 imagens documentais de ações do instituto ao longo das três décadas. Além disso, as comemorações dos 30 anos do ISA contam com três rodas de conversas voltadas à conscientização e à informação sobre os povos indígenas no Brasil. A exposição permanecerá até o dia 25 de agosto de 2024, com visitação de quinta a domingo, das 10h às 18h.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu A CASA do Objeto Brasileiro (@museuacasa)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo