Continua após publicidade

Pela 1ª vez na história, uma fronteira é eleita capital mundial do design

Conheça San Diego e Tijuana, as cidades divisoras da fronteira entre Estados Unidos e México que receberam o título de capitais mundiais do design 2024

Por Maria Fernanda Barros
8 Maio 2024, 09h00

Todos os dias, mais de 150 mil pessoas cruzam o marco fronteiriço entre o México e os Estados Unidos. Na fronteira, o fluxo migratório atinge números recordes e configura a terceira maior conurbação do mundo nas capitais que dividem o limite: San Diego e Tijuana. Neste ano, um novo fator mostra que a fusão entre as duas cidades ultrapassa os limites territoriais: o título de Capital Mundial do Design 2024. 

Localizadas nos estados da Califórnia e Baixa Califórnia, respectivamente, San Diego e Tijuana são duas cidades litorâneas fisicamente delimitadas pelo Oceano Pacífico e uma cadeia montanhosa, além de abarcarem uma das barreiras de imigração mais burocráticas do globo. Os trâmites migratórios, porém, nunca impediram que fosse estabelecida uma forte relação cultural entre as metrópoles. 

Conheça San Diego-Tijuana, a fronteira eleita Capital Mundial do Design
(Divulgação/CASACOR)

Essa foi a primeira vez que duas cidades foram eleitas juntas para serem a Capital Mundial do Design. San Diego e Tijuana apresentaram uma proposta de uso do design como uma ferramenta de conexão entre as duas capitais fronteiriças e resolução de problemas sociais causados pela barreira territorial. “Queremos mostrar ao mundo que somos mais do que duas cidades de fronteira. Somos uma casa regional para 7 milhões de pessoas que são mais parecidas entre si do que diferentes, e que se aliam de formas incríveis” declara Michèle Morris, presidente da aliança entre os dois municípios.

Continua após a publicidade

Ao contrário do que muitos pensam, o título de Capital do Design não é um reconhecimento de um projeto de design já existente na cidade. Na verdade, a premiação diz respeito ao potencial da capital escolhida de gerar impacto com o programa, por meio do design. A cidade é eleita um ano antes de se tornar a Capital Mundial do Design e, nesse entretempo, ela se prepara para receber o título a partir da organização de eventos como encontros públicos, conferências, cúpulas de políticas e workshops.  

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por World Design Capital San Diego Tijuana 2024 (@wdcsandiegotijuana2024)

A programação de San Diego e Tijuana envolve a reconstrução do Parque Friendship, área atualmente fechada na fronteira para projetos comunitários, e a execução de uma Olimpíada de Design para buscar soluções para o problema da falta de moradia. Durante todos os 366 dias de 2024, as cidades convidam a população a viver o design se engajando nas atividades propostas. Nesta primeira semana de maio, as cidades organizaram o World Design Festival, uma experiência de imersão no trabalho de mais de 300 designers, preenchida por palestras e instalações interativas.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade