Piscina vertical é criada e inspirada na orelha de Van Gogh

A escultura localizada no Rockefeller Center, em Nova Iorque, é um projeto de artistas escandinavos que fazem referência a orelha de Van Gogh

Por Alex Alcantara Atualizado em 26 jul 2018, 11h32 - Publicado em 8 abr 2016, 20h35

00-piscina-vertical

Colocar objetos aonde não pertencem. Esse é o objetivo dos artistas escandinavos Michael Elmgreen e Ingar Dragset, que criaram a escultura Van Gogh’s Ear (Orelha de Van Gogh) fazendo referência ao episódio em que o artista francês decápita a própria orelha em 1888 e pensaram também no design de muitas piscinas de natação da década de 1950. Para eles, nessa época, as pessoas tinham uma vida boa.

“É uma peça sobre a memória de Van Gogh. Não em exata proporção de sua orelha, mas que se assemelha a ela”, explicou o artista dinamarquês Michael Elmgreen.

O trabalho dos escandinavos vem para criticar a disparidade de renda da classe média com a alta, que possuem piscinas com metragem de casas simples.

“Pode-se sonhar com dias de descanso sob o sol, embora cercado por todo o tráfego e negócios acontecendo no Rockefeller Plaza”, concluem os artistas.

A piscina vertical está localizada no Rockefeller Center, em Nova Iorque, e estará disponível para visitação (e não natação) a partir do dia 13 de abril até 3 de junho, em comemoração ao aniversário do pintor Vincent Van Gogh.

Continua após a publicidade
Publicidade