Continua após publicidade

Pina Contemporânea: o que vimos na abertura do novo prédio da Pinacoteca

O edifício conta com um novo centro de atividades socioeducativas, arquitetura sustentável, exposições inéditas, restaurante, loja e espaços comuns

Por Marina Pires
Atualizado em 7 mar 2023, 16h23 - Publicado em 7 mar 2023, 16h00

Moderna, aconchegante, sustentável e repleta de obras de artes inéditas: essas são algumas das características que preenchem a Pina Contemporânea, o novo prédio da Pinacoteca de São Paulo

Com projeto assinado pelos Arquitetos Associados, o novo edifício consagra o museu de arte brasileira como o segundo maior da América Latina — totalizando uma área de 22.041 m². 

Inauguração da Pina Contemporânea acontece neste sábado (4 de março)
Projeto Pina Contemporânea pelo escritório Arquitetos Associados em parceria com Silvio Oksman. (Pinacoteca de São Paulo/CASACOR)

Agora, através de suas novas exposições, repletas de nomes consagrados e em ambientes totalmente acessíveis, a Pina Contemporânea convida os visitantes a se deslumbrarem com a arte de qualidade que existe no Brasil. 

A CASACOR já esteve na Pinacoteca Contemporânea e, a seguir, te contamos o que vimos de surpreendente desta abertura!

Arquitetura sustentável

 

Inauguração da Pina Contemporânea.
(Christina Ruffato/CASACOR)

O espaço assinado pelos Arquitetos Associados – escritório sediado em Belo Horizonte com amplo repertório na criação de galerias, assinando pavilhões em Inhotim e na Bienal de Arquitetura de Veneza – tem uma proposta de acolhimento, convivência e está repleto de sustentabilidade

O projeto apresenta uma grande cobertura de madeira na praça central, que explora a luz filtrada de forma impressionante. Feito de madeira laminada colada, o material de fonte renovável tem origem certificada e apresenta alta compensação de emissão de carbono.

Continua após a publicidade
Inauguração da Pina Contemporânea.
(Christina Ruffato/CASACOR)

Além disso, a Pina Contemporânea conta com certificação ambiental Leed Silver, que reconhece a eficiência do método construtivo, o uso de materiais sustentáveis, o aproveitamento de energia solar e a captação de água de chuva, entre outros aspectos.

Exposições inéditas

 

“Quase Coloquial”, de Haegue Yang
“Quase Coloquial”, de Haegue Yang / (Zanone Fraissat/CASACOR)

Mostras inéditas irão preencher o calendário da Pina Contemporânea durante todo o ano! “Quase Coloquial”, de Haegue Yang, e “Chão da Praça: obras do acervo da Pinacoteca” são as duas exposições inéditas e inaugurais do novo prédio.  

Pina Contemporânea
“Chão da Praça: obras do acervo da Pinacoteca”. (Marina Pires/CASACOR)

Haegue Yang, a primeira sul-coreana a expor na Pinacoteca, propõe uma instalação de esculturas feitas com persianas industriais que pendem do teto, como grandes móbiles, combinadas a outras esculturas móveis situadas no chão. 

Já a exposição Chão da Praça inaugura a nova sala de mostras temporárias do edifício, e é composta de esculturas, pinturas e instalações de grandes dimensões pertencentes ao acervo da Pinacoteca.

Inauguração da Pina Contemporânea.
Obra “Tríade Trindade”, do artista brasileiro Tunga / (Christina Ruffato/CASACOR)

Além disso, a obra “Tríade Trindade”, do artista brasileiro Tunga, é composta por sino de cinco metros e quatro toneladas e ocupa o centro da praça do novo edifício que é aberto ao público. 

Continua após a publicidade

Áreas educativas e de convivência

 

pinacoteca; novo edifício; são paulo; arte; arquitetura;
(Divulgação/CASACOR)

Não só as exposições preenchem a Pina Contemporânea! Pavilhões históricos foram restaurados e atualizados para receberem a biblioteca, o centro de documentação, ateliês educativos, loja, restaurante e uma área administrativa

Tudo isso para que a convivência seja protagonista neste novo espaço pós-pandemia. O educativo, por exemplo, ganha um ateliê amplo, cercado por vidros, que apresentará uma série de atividades para diferentes públicos.

Integração com a Praça da Luz

 

Pina Contemporânea
(Marina Pires/CASACOR)

A intenção do projeto da Pina Contemporânea foi criar um ambiente com todos os requisitos fundamentais para um museu do século XXI, mas que também fosse acessível, amigável e integrado ao parque da Luz e ao outro edifício da Pinacoteca. 

Pina Contemporânea
(Marina Pires/CASACOR)

Por isso, o espaço está de braços abertos ao verde da Praça da Luz, apresentando uma integração com a natureza e uma vista deslumbrante para o prédio original assinado por Ramos de Azevedo

Serviço Pina Contemporânea

 

Abertura: 04 de março de 2023

Continua após a publicidade

Endereço: Av. Tiradentes, 273 – Luz, São Paulo

Horário: das 11h às 17h30

Ingressos: gratuito até 02 de abril

Mais informações: https://pinacoteca.org.br/ 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade