Palácio das Mangabeiras abriga novo destino cultural: o Parque do Palácio

Com a proposta de oferecer experiências culturais e gastronômicas, o Parque do Palácio abriu para a exposição "Esculturas no Parque", de Amilcar de Castro

Por Redação Atualizado em 2 Maio 2022, 17h52 - Publicado em 2 Maio 2022, 16h24
Restauro Jardim de Burle Marx Nãna Guimarães CASACOR Minas Gerais 2021 Palácio das Mangabeiras paisagismo
Restauro do Jardim de Burle Marx. Divulgação/CASACOR

O Palácio das Mangabeiras, icônica sede da CASACOR Minas Gerais em 2021 que sediará o evento também em 2022, abre suas portas para um novo destino cultural: o Parque do Palácio, um espaço de lazer para os moradores da cidade de Belo Horizonte que se propõe a oferecer experiências artísticas, culturais e gastronômicas em meio aos jardins projetados por Burle Max e à linda vista para a Serra do Curral. Na última quarta-feira (27/04), a antiga residência oficial dos governadores de Minas Gerais abriu para a exposição “Esculturas no Parque“, do escultor e artista plástico Amilcar de Castro.

palácio das mangabeiras casacor minas gerais fachada jardim
Jomar Bragança/CASACOR

“Trazemos a proposta de unir arte, natureza, boa mesa a um patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico singular de Belo Horizonte, onde o visitante poderá se sentir seguro e revigorado, vivenciando as atrações que farão parte da programação. A primeira delas é a exposição de Amilcar de Castro, um dos maiores artistas mineiros de todos os tempos e um dos mais significativos da arte brasileira do século 20”, destaca o gestor do espaço, João Grillo.

palácio das mangabeiras casacor minas gerais fachada

Continua após a publicidade

A exposição reúne 20 esculturas de grande porte – entre quatro e sete toneladas – distribuídas em uma área de quatro mil metros quadrados nos jardins do Palácio. São obras de corte e dobra feitas em aço e esculturas de corte também em aço, cedidas em sua maioria pelo acervo do Instituto Amilcar de Castro. A curadoria é de João Grillo.

Em 2021, o Palácio das Mangabeiras sediou a CASACOR Minas Gerais, mostra reconhecida por contribuir com o resgate à cultura através da recuperação e restauração de patrimônios históricos e por gerar visibilidade e acessibilidade a empreendimentos tombados. O evento já é atração confirmada para 2022 no Parque do Palácio, e ocupará uma nova área ainda não conhecida pelo público do evento, de maneira a não interromper o funcionamento do parque.

Fonte: Cultura Minas Gerais

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade