Exposição em Berlim reúne últimos 80 anos da obra de Yayoi Kusama

Pela primeira vez, a obra de Yayoi Kusama é reunida nesta retrospectiva abrangente instalada no Gropius Bau, em Berlim

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 10 ago 2021, 11h38 - Publicado em 10 ago 2021, 15h00
yayoi kusama gropius bau berlim
Luca Girardini/CASACOR

A primeira retrospectiva abrangente da obra de Yayoi Kusama produzida nas últimas oito décadas está sendo apresentada no Gropius Bau, em Berlim, na Alemanha.

A exposição de 3.000 m² intitulada “Um buquê de amor que vi no universo” (A bouquet of love I saw in the universe, em inglês) retoma oito dos primeiros projetos de exposição de Kusama na Alemanha e na Europa durante a década de 1960 e parte de seu trabalho solo nos EUA e na Ásia nas décadas de 1950 e 1980.

yayoi kusama gropius bau berlim
Luca Girardini/CASACOR

Logo na entrada, uma instalação de 11 metros de altura com 16 tentáculos rosa pontilhados convidam os visitantes a explorar suas criações hipnotizantes.

A exposição oferece uma visão geral das eras criativas que marcaram seu trabalho, ao mesmo tempo em que engaja o visitante em inúmeras atividades imersivas, como uma sala de espelho infinito ou uma espaço com bolas de luz flutuantes e coloridas tão características do trabalho da artista.

yayoi kusama gropius bau berlim
Luca Girardini/CASACOR

Nos dois andares de exposição, é possível interagir com pinturas, esculturas, instalações, vídeos, imagens em grande escala e salas de caixas espelhadas. Dessa forma, os visitantes têm a oportunidade de explorar o pioneirismo de sua obra, incluindo o material de arquivo e os filmes que ela produziu nos últimos oitenta anos.

yayoi kusama gropius bau berlim
Luca Girardini/CASACOR

Yayoi Kusama é uma das artistas mais importantes da contemporaneidade do mundo, tendo como marca registrada os padrões pontilhados – ou bolinhas. Em grande parte influenciada por sua ansiedade e vívidos episódios de alucinação, que apareciam na forma de manchas, redes e flashes de luz, muitas de suas obras se tornaram a forma de expressar seus problemas mentais.

A exposição fica instalada até 15 de agosto em Berlim. Para quem deseja visitá-la mesmo não estando na cidade, o Gropius Bau disponibilizou um tour digital completo por suas instalações que pode ser acessado neste link.

yayoi kusama gropius bau berlim
Luca Girardini/CASACOR

Fonte: Designboom, OpenLab Art

Continua após a publicidade
Publicidade