Neste domingo (09) a artista carioca apresenta mosaico de fotos e projeções durante obras de modernização da icônica piscina do Copa
Atualizado em 11 jul 2017, 15:52 - Publicado em 09 jul 2017, 15:51
Maritza Caneca e Andrea Natal(Divulgação/)
01/15 - Maritza Caneca e Andrea Natal (Divulgação)
02/15 - Felipe Veloso (Divulgação)
03/15 - Pedro Paranagua, Maritza Caneca e Chico Gouvea (Divulgação)
04/15 - Tais Araujo (Divulgação)
05/15 - Fernando Torquatto (Divulgação)
06/15 - Otavio Pandolfo e Giselle Batista (Divulgação)
07/15 - Vanda Klabin, Andrea Natal, José Bechara e Maritza Caneca (Divulgação)
08/15 - (Divulgação)
09/15 - Fernanda Montenegro e Monica Martelli (Divulgação)
10/15 - Cinara Leal e Paulo Dalagnoli (Divulgação)
11/15 - Chico Caruso e Jaguar (Divulgação)
12/15 - Victor Dzenk e Nina Kauffmann (Divulgação)
13/15 - (Divulgação)
14/15 - Beto Silva, Pedro Paranagua e Maritza Caneca (Divulgação)
15/15 - (Divulgação)
Com curadoria de Vanda Klabin, em parceria com o hotel, Maritza Caneca foi convidada para desenvolver uma instalação na piscina do Belmond Copacabana Palace. Para isso, esteve diversas vezes no hotel em busca de todos os detalhes da geometria da piscina. Nas sessões, feitas de dia e à noite, capturou os ângulos e transformou tudo em um grande mosaico com mais de 78 fotos, todas de 60 x 60 cm, que foram impressas sobre azulejo e colocadas em um painel em frente ao restaurante Cipriani.
Ela também registrou em vídeo a piscina ainda em funcionamento. Para não perder o clima mágico do Copa, imagens e som de água serão projetadas no piso que dá acesso ao restaurante e ao anexo do hotel. "Maritza Caneca trabalha poeticamente a memória da piscina a partir de um mosaico de imagens clicadas por suas lentes em momentos diferenciados", revela a curadora Vanda Klabin.
A artista que se dedica a fotografar piscinas por todo o mundo, já esteve em Israel, nos Estados Unidos, na Suíça, em Cuba e até clicou o espelho d´água mais antigo de Lisboa. Ano passado apresentou seu trabalho em exposição individual no Paço Imperial e em 2017 levou suas piscinas para mostra em Miami e feira internacional em Nova York. O trabalho de Maritza Caneca também poderá ser conferido por quem transita pelo bairro. Oito vitrines de frente para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana reunirão fotografias da artista com os detalhes da piscina.
Inaugurada em 1935, a piscina do Copa rapidamente tornou-se parte da paisagem da cidade. Palco de mergulhos famosos, como os de Janis Joplin e Lady Di, e cenário de festas inesquecíveis, o espelho d´água passará por mais uma modernização e, dentre as novidades, ganhará borda infinita. Durante 45 dias, o espaço no entorno da piscina estará em obras, mas não vazio.
A artista é representada pela galeria Anita Schwartz, no Brasil, e pela Bossa Gallery, em Miami.