Continua após publicidade

IMS e Pivô inauguram exposição com 20 artistas e coletivos

Obras inéditas, produzidas desde a primeira edição da bolsa de fomento artístico, ocupam o Pivô, no centro de São Paulo

Por Redação
22 mar 2023, 11h00

O Instituto Moreira Salles, em parceria inédita com o Pivô – associação cultural sem fins lucrativos com sede no Copan, em São Paulo – realiza a partir de 1º de abril a exposição “Entre nós: dez anos de Bolsa ZUM/IMS“, com obras de artistas e coletivos contemplados pela bolsa de fomento à produção contemporânea na última década.

A exposição ocupará o primeiro andar do Pivô e serão apresentadas cerca de 250 obras, entre fotografias, vídeos, instalações e outros suportes. Boa parte das obras reunidas na exposição parte de histórias e questões pessoais para abordar temas maiores da representação visual, social e política do país.

Na espiral do Atlântico Sul, de Tatewaki Nio. 2017. Coleção de Fotografia Contemporânea
Na espiral do Atlântico Sul, de Tatewaki Nio. 2017. Coleção de Fotografia Contemporânea / (Acervo IMS/CASACOR)

Estão presentes na exposição assuntos como a história da escravização e o racismo, os fluxos migratórios, as identidades sociais, a espiritualidade ancestral e os desafios ambientais e urbanos. Muitos trabalhos também se debruçam sobre as convenções culturais que dão forma às imagens, desmontando ideias preconcebidas do que sejam a realidade, o documento ou a ficção, como as obras de Leticia Ramos, Sofia Borges ou Helena Martins-Costa.

“Criar uma exposição com obras produzidas ao longo de dez anos é uma oportunidade para rever as utopias e distopias que atravessam a produção artística deste período tão conturbado. Reunidas, estas obras mostram a variedade, a originalidade e a potência da produção contemporânea brasileira; mostram também a lucidez dos artistas sobre o papel que desempenham na construção e reconstrução do país”, afirma Thyago Nogueira, coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS.

A água é uma máquina do tempo (Jogo da memória), de Aline Motta. 2020. Coleção de Fotografia Contemporânea
A água é uma máquina do tempo (Jogo da memória), de Aline Motta. 2020. Coleção de Fotografia Contemporânea (Acervo IMS/CASACOR)

A mostra é resultado de parceria inédita entre o Instituto Moreira Salles e o Pivô, plataforma de intercâmbio e experimentação artística que, desde 2012, tem oferecido uma das programações independentes mais atenta às práticas artísticas nas novas gerações da arte brasileira e internacional, a partir do seu espaço no edifício Copan no centro de São Paulo.

Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia), de Dora Longo Bahia. 2017. Coleção de Fotografia Contemporânea
Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia), de Dora Longo Bahia. 2017. Coleção de Fotografia Contemporânea (Acervo IMS/CASACOR)

Pela primeira vez, o acervo construído pelo IMS por meio da Bolsa ZUM/IMS ao longo da última década é apresentado extensamente num diálogo e confronto com as caraterísticas únicas de um espaço como o Pivô, propondo uma sinergia entre os objetivos e as estratégias de duas instituições que assim convergem na apresentação de uma visão antológica da história da Bolsa ZUM/IMS e da mais jovem cena artística brasileira da última década, num gesto conjunto que expande as possibilidades do seu conhecimento a partir dos questionamentos artísticos, sociais e políticos protagonizados pelas obras apresentadas.

A curadoria é de Thyago Nogueira, coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS, Daniele Queiroz, curadora-assistente do IMS, e Ângelo Manjabosco, pesquisador do IMS. As obras da exposição, muitas delas inéditas, pertencem à coleção do Instituto Moreira Salles e serão apresentadas juntas pela primeira vez.

Serviço

Entre nós: dez anos da Bolsa Zum/IMS

Abertura em 1º de abril de 2023

Visitação até 30 de julho de 2023

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo