Exposição multimídia em BH retoma a arte renascentista de Raffaello Sanzio

A mostra "Magister Raffaello" acontece até 27 de fevereiro no Palácio das Artes em celebração ao 500° aniversário de morte de Raffaello

Por Redação Atualizado em 10 jan 2022, 17h30 - Publicado em 11 jan 2022, 10h00
A mostra acontece na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A exposição acontece na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Paulo Lacerda/CASACOR

Tem início hoje (11) e segue até 27 de fevereiro de 2022 a exposição Magister Raffaello na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Promovida pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte, pela Fundação Clóvis Salgado e pela Magister Art, a exposição celebra o 500° aniversário de morte de Raffaello Sanzio, considerado um dos maiores artistas do renascimento italiano. Através de recursos tecnológicos e conteúdo multimídia, a exposição conduz o visitante em uma viagem virtual inédita ao Renascimento Italiano e à vida e obra do pintor.

A curadoria de “Magister Raffaello” é de Claudio Strinati, historiador de arte, especialista em pintura e escultura renascentista, e de Federico Strinati, gestor de promoção e patrimônio cultural.

Exposição Magister Raffaello em Belo Horizonte.
Divulgação/CASACOR

Segundo o cônsul Dario Savarese, a mostra faz parte da vasta programação do Consulado em Minas Gerais para valorizar a cultura e a arte italianas. “A exposição destaca o conceito de beleza e de elegância atrelados ao percurso do artista renascentista. Trata-se de uma imersão digital não somente no patrimônio cultural do nosso país, mas também nos territórios italianos: é um convite a pensar novos roteiros turísticos na Itália”, contou Savarese.

Exposição Magister Raffaello em Belo Horizonte.
Divulgação/CASACOR

Para retratar a carreira do mestre renascentista, a exposição é dividida em seis áreas temáticas com grandes telas nas quais conteúdos multimídia narram as obras de Raffaello. O visitante é levado por um percurso a partir de uma cronologia que segue o crescimento humano e profissional do artista para descobrir as cidades por onde ele viveu e as obras que criou.

Ao longo do percurso, o visitante encontrará também as “portas do conhecimento”, que mostram imagens de obras de Raffaello e de outros artistas contemporâneos ou conhecidos por ele.

Exposição Magister Raffaello em Belo Horizonte.
Magister Raffaello_Público Bernardo Arcos Mijailidis/CASACOR
Continua após a publicidade

A exposição oferece ainda um aplicativo especialmente criado com informações, textos, vídeos e áudios sobre Raffaello, em português, italiano e inglês. O visitante poderá baixar no celular ou usar o audioguia que será disponibilizado pelo Palácio das Artes. Além disso, é oferecido um Programa Educativo com agendamento de grupos para visitas mediadas. Para mais informações, contactar: extensao@fcs.mg.gov.br/.

Serviço “Magister Raffaello” | Raffaello Sanzio

 

Período de exposição: 11 de Janeiro (terça-feira) a 27 de fevereiro (domingo)

Dias e horário de funcionamento: Terça-feira a sábado das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h

Local: Grande Galeria Guignard – Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte

Entrada Gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

Continua após a publicidade

Publicidade