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Esculturas orgânicas permeiam os jardins do Barbican, em Londres

Cinco esculturas do artista indiano Ranjani Shettar estão suspensas em todo o conservatório, que totaliza um espaço de 7 mil m²

Por Redação
2 dez 2023, 10h00

Uma instalação inédita do escultor indiano Ranjani Shettar ganha protagonismo nas icônicas vitrines do conservatório do Barbican, em Londres. A exposição reúne cinco esculturas feitas à mão pelo o artista diretamente do seu estúdio na zona rural de Karnataka, na Índia.

esculturas Ranjani Shettar londres
(Barbican Conservatory 2023/CASACOR)

As peças, com elementos florais e formas orgânicas que evocam criaturas de outro mundo, estão suspensas em todo o espaço de 7 mil m², entrelaçando-se com a sua vibrante variedade de plantas e árvores de todo o mundo.

Com um percurso artístico que se estende por duas décadas, Ranjani Shettar inspira-se na observação e estudo atento do mundo natural. Investigando a progressão subjetiva do tempo na natureza, as suas criações abstratas procuram evocar o que ela chama de “adaptações” – aqueles processos imperceptíveis e inumeráveis de mudança e metamorfose que ocorrem entre as várias espécies de qualquer ambiente.

esculturas Ranjani Shettar londres
(Barbican Conservatory 2023/CASACOR)

À medida que os visitantes atravessam o espaço no Barbican, eles encontram esculturas integradas à folhagem exuberante ou deslizando sobre o sereno lago de carpas.

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Feitas a partir de um pilar de madeira reaproveitado ou moldadas a partir de uma base de aço inoxidável e envoltas em tecido de musselina tecido à mão, as obras de Shettar empregam técnicas derivadas do artesanato tradicional indiano.

esculturas Ranjani Shettar londres
(Barbican Conservatory 2023/CASACOR)

Cada escultura foi projetada para ser apreciada de vários ângulos, estimulando a exploração enquanto Shettar nos chama para o Conservatório, incentivando um olhar contemplativo para cada árvore, flor, folha e planta.

A intenção é promover uma apreciação dos seus ritmos individuais, provocando uma pausa deliberada para reconhecer os ciclos de transformação incorporados em cada elemento.

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(Barbican Conservatory 2023/CASACOR)

Fonte: Designboom

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