Continua após publicidade

Do Colombo para o mundo: conheça as artistas da Galeria Fazendinhando

A Galeria Fazendinhando, projeto do Janelas CASACOR São Paulo, tem como primeira exposição uma coleção de trabalhos assinados por mulheres da comunidade

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 19 nov 2020, 17h13 - Publicado em 19 nov 2020, 14h00
(Kamila Bianca/CASACOR)

Não é exagero nenhum afirmar que a arte transforma. Dentre os muitos ambientes que poderia criar para o Janelas CASACOR, edição São Paulo, a equipe Ester Carro, Verônica Vaccaro e o escritório Plantar Ideias escolheram fazer uma galeria. Essa construção é simbólica, pois galeria nenhuma está completa sem obras para preenchê-la. Assim, a Galeria Fazendinhando, no Jardim Colombo nasceu para que os moradores pudessem ocupá-la, enchendo-a de arte!

Publicidade
(Leka Mendes/CASACOR)

“Geralmente, nas periferias, nós respiramos arte. É o que traz esperança, vida. É por meio da arte que podemos nos manifestar nos expressar, seja na pintura, na escultura ou na dança. Aqui no Colombo não é diferente.”, explica Ester.

Publicidade
(One Noir/CASACOR)

Pensando na arte como forma de valorização, reconhecimento e expressão pessoal, a primeira exposição da Galeria Fazendinhando é composta de obras assinadas por mulheres moradoras da comunidade, de todas as idades e profissões.

(Leka Mendes/CASACOR)

A ideia, segundo Ester, é enaltecer o potencial do Jardim Colombo, sobretudo o potencial da mulher que produz arte, apesar de todas as dificuldades. As grandes artistas em exposição não necessariamente trabalham profissionalmente no ramo: pintam, desenham e tiram fotos por paixão.

Publicidade
(Leka Mendes/CASACOR)

Até agora, seus talentos estavam “escondidos”, por assim dizer, porém agora eles são apresentados ao Jardim Colombo e ao mundo. Crispina, Adriana e Kamila compartilharam um pouco de sua experiência criativa com a CASACOR. Confira abaixo!

As cores dos sonhos

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
(Leka Mendes/CASACOR)

As cores vibrantes das pinturas e desenhos de Crispina Umbelina de Souza cativam quem observa. Ela conta que deseja muito fazer um curso de artes para aperfeiçoar e explorar seu talento. Sobre se ver na Galeria ela comenta: “Amei muito. Estou maravilhada com tudo o que aconteceu. Recebi pessoas que elogiaram meu trabalho eu gostaram muito. Eu tenho certeza que virão outras, porque eu amo a arte”.

Continua após a publicidade

Os traços da descoberta

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
(One Noir/CASACOR)

Adriana Ferreira da Silva é muito jovem. Com apenas 18 anos, ela já coloca sua criatividade no mundo. “Foi uma experiência nova. Senti muito orgulho de mim. Costumo desenhar em caderno com lápis e borracha. Nunca tinha tentado desenhar com a tinta, no pano. Eu fiquei muito feliz por tudo estar exposto, para as pessoas da comunidade passarem e verem! Agradeço muito a Ester por ter me proporcionado isso. Eu achava que eu não tinha talento nem nada, mas com o tempo eu fui aprendendo e me esforçando mais. Eu gostei muito do trabalho que fiz para colocar na Galeria. Sou muito grata”.

Os retratos de uma realidade

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
(Leka Mendes/CASACOR)

Faz cinco anos que Kamilla Bianca é fotógrafa e vídeomaker. Também faz cinco anos que ela é moradora do Jardim Colombo. Ela assina as fotografias expostas na Galeria junto com André Casalle, também morador da comunidade. “A gente fez as fotografias pensando na estrutura daqui, especificamente na arquitetura. Pensamos nas fachadas das casas, na beleza dessas fachadas. Percebemos que elas têm fachadas muito vivas, com a presença muito forte de seres vivos, de plantas. Elas são muito bonitas”.

(One Noir/CASACOR)

André – que começou a fotografar bem jovem, aos 12 anos – conta que ver suas imagens expostas lhe trouxe uma sensação de união. “Não foi nada individual, foi um sentimento coletivo. Foram somas. Como gosto de fotografar as expressões, eu gostei de ver como as pessoas reagiam, não só à minha arte, mas à Galeria como um todo. O que mais me alegrou foram os olhares, as palavras. Isso transcende!”

(One Noir/CASACOR)

Kamila se diz emocionada de saber que seus trabalhos na Galeria. “Só o fato de saber que essas fotos iriam para uma exposição, ainda mais uma no lugar que você mora foi muito incrível! Deu aquele friozinho na barriga quando vi as imagens ali, dentro do contêiner, com as pessoas olhando! Para quem é artista é muito gratificante ver o seu trabalho para o mundo. Porque nós fazemos nossa arte para o mundo!

Serviço Janelas CASACOR, edição São Paulo

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Confira a programação da Galeria Fazendinhando aqui.

Onde?

Em vários pontos da cidade de São Paulo, confira os locais aqui.

Continua após a publicidade

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br

Quando?

De novembro a dezembro de 2020

Quanto?

Gratuito

Publicidade
Publicidade
Pular para o conteúdo