O diretor norte-americano Wes Anderson assinou o Bar Luce, na Fundação Prada, em Milão
Atualizado em 18 fev 2020, 07:52 - Publicado em 12 abr 2018, 17:50
(Attilio Maranzano. Cortesia da Fondazione Prada/)
A estética do diretor norte-americano Wes Anderson é tão marcante, que muitos críticos consideram sua filmografia um gênero particular, único. Para os cinéfilos (e/ou amantes de arte) que desejam saber qual é a sensação de estar em um dos filmes do jovem mestre, o Bar Luce, que fica na Fundação Prada, em Milão, é o lugar ideal.
Projetado por Anderson, o Bar replica nas atmosferas vintage dos anos 1950, com mobiliário colorido, papel de parede e jogos do tipo pinball. Os filmes Miracolo a Milano de Vittorio De Sica e Rocco e i suoi fratelli de Luchino Visconti, ambos pertencentes ao estilo Neorrealismo foram inspirações, assim como a icônica Galleria Vittorio Emanuele.
Ainda que seja extremamente tentador gravar um filme ali, Anderson diz que o processo de criar um local real, que será usado por muitas pessoas é muito diferente de elaborar um cenário. Para o cineasta, era fundamental que o Bar Luce fosse um local agradável, adequado para conversas e bons cafés, mesmo que isso significasse sacrificar um pouco a meticulosa simetria que é vista em filmes como “O Grande Hotel Budapeste”. Apesar disso, aqueles que visitam a Fundação Prada, dizem se sentir em um cenário, comendo doces em uma típica confeitaria milanesa.
Veja abaixo um dos trabalhos do diretor:
https://www.youtube.com/watch?v=b87B7zyucgI