Artboard Created with Sketch.

Diferentes atividades homenageiam Athos Bulcão em seu centenário

O artista especialista em azulejaria, que fez de Brasília uma verdadeira galeria a céu aberto, completaria 102 anos neste mês

 (Divulgação/CASACOR)

Um dos artistas visuais mais importantes do país, Athos Bulcão ficou conhecido por sua arte em azulejaria, que imprimiu uma identidade visual única à cidade de Brasília. Enquanto escultor e mosaicista, Bulcão criou obras aplicadas à arquitetura moderna, como pode ser visto em seus trabalhos no Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional, no Palácio do Itamaraty, entre outros. Neste mês, o artista completaria 102 anos e para celebrar a data, diferentes homenagens foram preparadas para relembrar seu trabalho.

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal em parceira com Fundação Athos Bulcão lançaram uma série de eventos para celebrar o legado do artista. O primeiro deles é o projeto “Julho em Quatro Athos”, no Instagram e no Youtube da Setur, que contará com quatro semanas de homenagens, entre lives com estudiosos e personalidades que conviveram com o artista; e visitas virtuais e guiadas aos locais da cidade onde obras de Athos compõem a paisagem, ação que fará parte da websérie Live Tour Brasília. Outro projeto é o “Pedalando com Athos”, que vai apresentar mini roteiros urbanos para moradores de Brasília conhecerem as obras do gênio, a pé ou de bicicleta, sem grupos ou aglomerações.

Além disso, o fotógrafo Edgard Cesar desenvolveu um projeto em que reúne registros em diferentes pontos de Brasília em que as obras de Athos se integram ao dia a dia dos moradores. Intitulada “Athos Bulcão, 100 anos, 100 dias, 100 fotos”, a homenagem e as fotografias podem ser encontradas sob a hashtag #athosbulcao100anos100dias100fotos no Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.