Chega a São Paulo a mostra que celebra os 80 anos do Iphan

A exposição Construção do Patrimônio propõe uma reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro

Por Cristina Bava Atualizado em 28 jan 2019, 23h53 - Publicado em 18 dez 2017, 17h10

Depois do sucesso de publico no Rio de Janeiro, a Caixa Cultural São Paulo recebe, de 10 de janeiro a 4 de março, A Construção do Patrimônio. O evento integra as comemorações dos 80 anos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) – instituição pública, ligada ao Ministério da Cultura, responsável por orientar e fiscalizar o patrimônio cultural material e imaterial do Brasil.

São mais de 150 obras entre documentos raros, quadros e esculturas, que revelam um panorama de diversos momentos da história das políticas públicas de preservação do país.

Realizado pelo Instituto Pedra – uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos no campo do patrimônio cultural – o projeto propõe uma reflexão sobre a ideia de patrimônio, seus desafios e das necessidades de projetar o futuro.  A curadoria é do arquiteto Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do IPHAN, a expografia é desenvolvida pelo do arquiteto José Luiz Favaro (elenco CASACOR) e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Dividida em 12 ambientes, a mostra traz peças importantes do acervo documental do IPHAN Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, e ainda exibe obras do Museu Histórico Nacional, Música Nacional de Belas Artes, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), MASP, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Casa Juscelino Kubitschek, entre outros. Das obras de arte, destacam-se nomes como Tarsila do Amaral, Victor Brecheret. Mestre Vitalino e uma réplica de Aleijadinho, as fotografias de Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess e Pierre Verger, e os registros Mário de Andrade, Lúcio Costa, e Oscar Niemeyer.

Ficha Técnica

Realização: Instituto Pedra

Curadoria: Luiz Fernando de Almeida

Curador-adjunto: Henrique Lukas

Expografia: José Luiz Favaro

Produção executiva: TZM Entretenimento (Marione Tomazoni)

Apoio: IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

Continua após a publicidade

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

SERVIÇO – A Construção do Patrimônio

QUANDO?

De 10/01/2018 à 04/03/2018

De terça a domingo das 9h às 19h

ONDE?

CAIXA Cultural São Paulo

Praça da Sé, 111 – Centro

QUANTO?

Entrada Franca

 

Continua após a publicidade
Publicidade