Arte contemporânea se destaca na CASACOR SC | Florianópolis

Seis ambientes na mostra contam com uma curadoria de arte que passa por esculturas, pinturas e fotografias

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 17 fev 2020, 16h30 - Publicado em 3 out 2019, 16h51
Projeto Galeria 3A, do arquiteto Rico Mendonça. Lio Simas/CASACOR

Dado a relevante produção no Brasil de arte contemporânea, profissionais de arquitetura e design da CASACOR Santa Catarina | Florianópolis decidiram aproximar o público visitante dos artistas mais interessantes da cena atual. Seja como parte do décor, como um convite à contemplação ou em estilo galeria, a arte se consolida como um dos destaques desta edição.

Um dos ambientes em que as obras aparecem em quantidade mais expressiva é a Galeria 3A, projeto de Rico Mendonça. Inspirado na arquitetura brasileira dos anos 70 e na estética brutalista, o arquiteto criou três espaços distintos, com poucos elementos, que estabelecem uma narrativa entre esculturas em pedra e bronze, do artista Pita Camargo, cocares do curitibano Marco Bazzo e aquarelas de pássaros de Mariana Prestes.

galeria-3A-rico-mendonça-sc-2019-lio-simas
Detalhe da Galeria 3A. Lio Simas/CASACOR

Além da galeria, o ambiente Circulação com Acessibilidade, dos profissionais Heloisa Regis Vaz, Silvya Caprario, Ingrid Lima, Rosa Maria Garay e Valquiria Mendes da Silva, prova que locais que passagem também podem encontrar um instante para contemplação.  Conta com obras da série De Fotografia à Tactography, de Gabriel Bonfim, retratos “visíveis aos cegos”, feitos com escaneamento 3D em software de desenho assistido a partir da fotografia original, e posteriormente impressas em relevo.

Uma verdadeira imersão é realizada na Casa Hercílio Luz, ambiente assinado por Eduarda Tonietto. A proposta é uma viagem pela história do imóvel que recebe a mostra, o empreendimento Cidade Milano. Em estilo museu, conta com fotografias, pinturas, instalações e esculturas, sem tirar o protagonismo essencial da casa.

circulação-com-acessibilidade-heloisa-reis-vaz-silvya-caprario-ingrid-lima-rosa-maria-garay-valquiria-mendes-da-silva-sc-2019-lio-simas
Circulação com Acessibilidade, assinado por Heloisa Regis Vaz, Silvya Caprario, Ingrid Lima, Rosa Maria Garay e Valquiria Mendes da Silva. Lio Simas/CASACOR

Ainda, a Suíte Albergo de Gabriela Herde A&D se inspira nos lofts nova iorquinos dos anos 50 para apresentar obras que remetem ao pop art, como é o caso de Ursas, de Evandro Karvat.

Fotografias em grandes dimensões  integram o acervo do Living Paradise, da arquiteta Yael Gossis e da designer Marisa Lebarbenchon. Exibe a obra Árvore da Vida, de Patricia Vieira, um tríptico que reapresenta a árvore Shajarat-al-Hayat cpm cerca de 30 metros de altura que se localizada no deserto do Bahrain, no Oriente Médio.

Por fim, o Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi, conta com fotografias de nomes conhecidos, como Kiolo, autor de imagens com cenários de paisagens e detalhes do cotidiano, que dialogam com tons e texturas que lembram a beira da praia.

suite-albergo-gabriela-herde-sc-2019-lio-simas
Suíte Albergo, de Gabriela Herde. Lio Simas/CASACOR

CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2019

Quando?

De 15 de setembro a 27 de outubro

Continua após a publicidade

Terça a sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h. Domingos, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

Onde?

Empreendimento Cidade Milano – Av. Mauro Ramos, 1512, Centro – Florianópolis. Estacionamento no local.

Quanto?

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada, sendo necessário comprovante)

Ingressos disponíveis para compra em casacorflorianopolis.byinti.com.

Continua após a publicidade
Publicidade