Artboard Created with Sketch.

Vitra apresenta exposição sobre o contexto cultural das casas noturnas

O Vitra Design Museum está exibindo a Night Fever – a primeira exposição abrangente sobre a história do design e o contexto cultural das boates

 (Vitra/CASACOR)

Casas noturnas e baladas são os centros da cultura contemporânea. Desde a década de 1960, elas têm sido os polos de vanguarda, que questionam os códigos estabelecidos da vida social e experimentam diferentes realidades. O Vitra Design Museum está exibindo a primeira exposição abrangente sobre a história do design e o contexto cultural das boates.

 (Vitra/CASACOR)

Na opinião do designer Konstantin Grcic, responsável pelo design da exposição, o Haçienda em Manchester foi o clube que mais o impressionou pessoalmente. No início dos anos 1990, era o ponto da cena rave da cidade. O clube era um grande armazém com um interior pintado de azul claro, que o designer Ben Kelly transformou em um enorme palco urbano usando postes de amarração e faixas de perigo das zonas de construção.

 (Vitra/CASACOR)

A curadora assistente Meike Wolfschlag selecionou a Space Electronic, em Florença, como clube mais marcante. Usando tambores de lavanderia descartados como bancos e um pára-quedas para o telhado, as festas acontecem desde 1960 no local, um clube que era mais do que apenas uma discoteca – com móveis improvisados, layout flexível, vídeos e apresentações ao vivo.

 (Vitra/CASACOR)

A cena italiana também não ficou de fora. A exposição, apresenta as casas noturnas projetadas por arquitetos associados ao Radical Design, um movimento arquitetônico de vanguarda na Itália durante as décadas de 1960 e 1970. Esses clubes se destacam como experimentos no que uma arquitetura participativa e liberada poderia alcançar na época, e também são notáveis por sua natureza multidisciplinar e multimídia.

 (Vitra/CASACOR)

A mostra ocorre até o dia 9 de setembro, no Vitra Design Museum, em Well am Rhein, na Alemanha.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.