Artboard Created with Sketch.

Sesc Avenida Paulista reabre em São Paulo

Com projeto de Königsberger Vannuchi e instalação de Guto Requena, novo prédio é o terceiro centro cultural inaugurado na Paulista nos últimos meses

 (Roberto Assem/CASACOR)

Após oito anos em reforma, o prédio do Sesc Avenida Paulista foi reaberto ao público no último dia 29 de abril. O centro faz parte do novo corredor cultural da Avenida Paulista, que conta também com a Japan House e o Instituto Moreira Salles. A nova unidade tem 17 pavimentos e dois subsolos, com área construída de 12 mil m².

O prédio dos anos 70 tem projeto original dos arquitetos Sérgio Pileggi e Euclides de Oliveira e foi repaginado pelo escritório de arquitetura Königsberger Vannuchi – o mesmo que será o responsável pela revitalização do Jockey Club de São Paulo em parceria com Levisky Arquitetos. A proposta é que o espaço seja uma extensão da própria avenida, com grandes acessos e o uso de vidros não refletivos, o que revela as atividades no interior do edifício.

 (Reprodução/CASACOR)

A fachada traz rasgos horizontais nos lados leste e oeste e, durante o fim de semana de inauguração, foi o palco do videomapping In Glitch We Trust, assinado pelo United VJs que, com o uso de 10 projetores a laser, transformaram os 900 m² da parte externa do prédio em uma enorme tela.

Na parte interna, cada pavimento é destinado a uma atividade. O quarto andar, por exemplo, é um laboratório de tecnologia e artes. Há ainda espaço para exposições, práticas esportivas, clínicas odontológicas, academia, biblioteca e um bicicletário com 40 vagas. Na cobertura, um café com mirante oferece uma visão de 360º da região e abriga uma horta, onde são cultivados temperos usados no restaurante.

Entre as ações sustentáveis adotadas na construção, estão o uso de placas solares para aquecimentos dos chuveiros, elevadores e escadas rolantes inteligentes, teto e paredes verdes para controle térmico e reuso de água de chuva.

Programação

 (Reprodução Instagram @gutorequena/CASACOR)

Com expectativa de receber cerca de 18 mil pessoas por semana, o Sesc Avenida Paulista terá suas atividades pautadas pelo trinômio “Arte, Corpo e Tecnologia”. Entre os destaques das atrações já em cartaz, está o projeto Empatias Mapeadas, criado pelo designer e arquiteto Guto Requena, que faz parte do elenco de CASACOR. A instalação consiste em uma estrutura vazada, formada por chapas brancas de madeira e com sensores que captam batimentos cardíacos dos visitantes – os sons são transmitidos pelo ambiente em formato de luzes e sons.

Outra mostra que já está aberta ao público é primeira individual em São Paulo de Bill Viola, pioneiro da videoarte e que tem 12 obras expostas. A programação completa da unidade está disponível no site oficial. O Sesc Avenida Paulista fica na Avenida Paulista, 119 e funciona das 9h às 22h (de terça a sábado) e das 10h às 19h (domingos e feriados). A entrada é franca.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.