As 7 obras arquitetônicas mais esperadas de 2021

Os projetos refletem pautas pertinentes ao mundo contemporâneo, como sustentabilidade e viabilidade pública

Por Redação Atualizado em 12 jan 2021, 15h13 - Publicado em 12 jan 2021, 11h28
prédios mais aguardados de 2021 budapeste
Divulgação/CASACOR

Novo ano, novas razões para se empolgar com arquitetura. Ao redor do mundo, são inúmeras as obras arquitetônicas com conclusão prevista para 2021 — desde bibliotecas e prédios, até um complexo verde em plena Nova York. Demos uma olhada nos projetos mais interessantes e selecionamos 7 que você não pode deixar de conferir. Leia abaixo!

1- Aquarela, no Equador

prédios mais aguardados de 2021 quito equador jean nouvel
Divulgação/CASACOR

Arquiteto premiado com o Pritzker, o francês Jean Nouvel assina, entre seus projetos mais recentes, o Aquarela — um complexo residencial de 650 unidades no bairro de Cumbaya, na capital do Equador, Quito.

O projeto de mais de 136 mil m² busca se integrar com a paisagem montanhosa dos arredores. Compostas por estruturas separadas ao longo dos nove andares, uma série de longas varandas em pedra remetem a textura das montanhas.

2- Grande Teatro Sunac Guangzhou, na China

prédios mais aguardados de 2021 china teatro
Divulgação/CASACOR

Projetado pela Steven Chilton Architects, o teatro com 2 mil lugares na cidade de Guangzhou, no sul da China, foi inspirado na textura fluida da seda bordada.

O Grande Teatro Sunac Guangzhou homenageia a história da cidade como um centro de comércio, em especial em relação aos desenhos de tatuagem do artista Zhang Hongfei, cujas ilustrações douradas adornam o revestimento vermelho externo.

3- Little Island, nos EUA

prédios mais aguardados de 2021 little island hudson river parque
Divulgação/CASACOR

Um dos projetos mais incomuns a ser concluído é a Little Island do Heatherwick Studio, um parque elevado sobre o rio Hudson em Nova York.

O projeto compreende um total de 132 colunas de concreto em forma de cogumelo que se elevarão acima da água para criar um novo complexo verde de 2,4 acres, que inclui gramados, áreas para caminhada e colinas.

Continua após a publicidade

4- Casa da Música Húngara, na Hungria

prédios mais aguardados de 2021 budapeste
Divulgação/CASACOR

Projetado pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto, o edifício servirá como um museu, uma casa de shows e um centro educacional na capital húngara de Budapeste.

Um dos edifícios de maior destaque do Projeto Liget Budapeste, a reforma do maior parque público da capital húngara, o edifício está localizado junto ao Lago Városliget. A cobertura ondulada leva grandes perfurações circulares, através das quais as árvores penetram.

5- Biblioteca Wormhole, na China

prédios mais aguardados de 2021 china biblioteca
Divulgação/CASACOR

Na costa da ilha chinesa de Hainan, o MAD está construindo a Biblioteca Wormhole (Buraco de Minhoca, em tradução), uma obra singular que se distingue da paisagem.

Mais de 10 mil livros serão abrigados na obra feita de concreto, onde recortes circulares na superfície evocam “um buraco de minhoca que transcende espaço e tempo”. A obra faz parte de um projeto de renovação do espaço público da cidade de Haikou.

6- Bee’ah, nos Emirados Árabes Unidos

prédios mais aguardados de 2021 zaha hadid emirados árabes unidos
Divulgação/CASACOR

O edifício de 7 mil m² irá ocupar um espaço adjacente ao vasto centro de gerenciamento de resíduos de Bee’ah, nos Emirados Árabes Unidos. O projeto da sede da Bee’ah foi conceitualizado pela arquiteta Zaha Hadid.

Em formato de concha curvilínea, o edifício foi inspirado nas inspirado nas dunas de areia, de forma a complementar o cenário do deserto, além de tornar o edifício mais resistente às condições climáticas extremas.

7- Valley, na Holanda

prédios mais aguardados de 2021 mvrdv holanda
Divulgação/CASACOR

Em Rotterdam, o escritório MVRDV foi selecionado pelo município de Amsterdam para projetar o Ravel Plaza Amsterdam, que abrigará apartamentos, escritórios e espaços comerciais.

Intitulado como Valley, o arranha-céu compreenderá três picos, cada um deles forrado de vegetação e janelas angulares que se projetam de todos os ângulos, formando uma espécie de vila verde.

Continua após a publicidade
Publicidade