Com suíte master e móveis assinados por Sergio Rodrigues, casa de 770 m² localizada em Alphaville foi pensada para um empresário na faixa dos 50 anos
Atualizado em 18 jun 2024, 13:40 - Publicado em 17 jun 2024, 18:00
Casa em Alphaville (SP) assinada pelo arquiteto David Bastos(Tuca Reinés/Divulgação/)
Localizada em Alphaville, condomínio fechado em Barueri (SP), esta casa de dois pavimentos já existia dentro de um terreno de 1.375m² quando o proprietário decidiu encomendar um projeto de reforma geral ao arquiteto David Bastos, dono do escritório DB Arquitetos. David conta que o cliente, um empresário de 50 anos, pediu uma suíte master espaçosa e uma piscina impactante, visível de qualquer parte da casa e equipada com hidromassagem e sistema de aquecimento alimentado por placas solares.
O formato orgânico da piscina se deve a existência de um morro de terra no terreno, que não pôde ser removido por estar relacionado aos terrenos vizinhos. A solução foi utilizar esse volume e delimitar um lado da piscina com muro de arrimo revestido de pedra moledo e vegetação. “Repare que parte desse muro fica submersa na piscina, lembrando um lago natural”, diz David.
Para viabilizar o projeto de reforma e implantar o novo layout da casa, que passou a ter 770m² de área construída, a estrutura que abriga a escada, o elevador e as lajes principais foram mantidas. Além disso, o arquiteto projetou uma grande caixa suspensa de alvenaria, finalizada em cimento queimado e apoiada sobre muros de pedra moledo na fachada principal e pequenos pilares nas fachadas posteriores.
A suíte master é um dos espaços mais emblemáticos da casa. Com a reforma, o espaço passou a ter um total 150m² — 70m² de dormitório, 50m² de closet e 30m² de banheiro.David conta que, a fim de garantir o máximo de privacidade, a casa é totalmente voltada para a área de lazer, onde está situada a piscina. Outra estratégia foi inserir painéis deslizantes vazados em ripas de madeira, que funcionam como brises, na fachada do piso superior.
O mobiliário assinado por Sergio Rodrigues marca vários ambientes da residência, como as quatro poltronas Beto no living, as oito cadeiras Oscar na sala de jantar, as duas cadeiras Beg no escritório e as quatro cadeiras Lúcio na suíte master.
A decoração segue o estilo contemporâneo, com a presença de cores sóbrias que variam do cinza claro ao bege das pedras naturais. Os destaques em verde ainda trazem a natureza da área externa para dentro de casa. Por fim, a poltrona da sala de televisão, assinada por Jean Gillon, e as quatro banquetas no espaço gourmet, concebidas por Gustavo Bittencourt, também compõem a contemporaneidade pensada para o projeto.
“Nosso maior desafio neste projeto foi fazer uma grande reforma partindo de uma estrutura existente, mantendo o padrão de obra e estética do nosso escritório”, conclui o arquiteto David Bastos.